Filtrar


Questões por página:
O professor não precisa ser o mediador no processo de ensino e sim alguém que domina o conhecimento e sabe o que as crianças do Ensino Fundamental precisam aprender.
Ana Paula, professora há mais de três décadas na Educação Básica, mais precisamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sempre está à procura de novos conhecimentos e aprendizagens para a sua formação docente. Neste mês, começou a estudar alguns autores e, ficou evidenciado, por meio das leituras realizadas, que a tarefa do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem, por intermédio do processo de ensino. Ela observou também que ensino e aprendizagem são facetas de um processo e, que cabe ao professor, planejar e controlar o processo de ensino, tendo em vista, estimular e suscitar a atividade própria dos alunos para a aprendizagem. Assim, pensando sempre em melhorias em sua prática pedagógica, começou a planejar algumas sequências didáticas para trabalhar com os seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Acerca do trabalho com sequência didática, é correto o que se afirma em:
Maria Amélia, professora do 4º ano do Ensino Fundamental, começou a retomar os estudos sobre as Tendências Pedagógicas. Foi até a biblioteca mais próxima e lá selecionou alguns livros para se aprofundar no tema. Após muita leitura e estudos, Maria Amélia observou que a Tendência Libertadora é uma das mais famosas no Brasil por sua busca de romper com o autoritarismo. De acordo com essa tendência, o homem deve ser libertado de tudo aquilo que lhe impossibilita de exercer todo o seu potencial. Assim, as mulheres não precisam aceitar o machismo; os trabalhadores do campo não devem se submeter à vontade dos grandes proprietários e os negros não devem aceitar o racismo como algo natural. Para que isso ocorra, é necessário que o homem tome consciência do seu estado atual e das suas possibilidades de mudar a sua realidade. É nesse processo de conscientização que a educação começa a exercer o seu papel, trazendo para o contexto escolar temas sociais e políticos e incluindo no processo ensino e aprendizagem a realidade concreta dos alunos. A professora Maria Amélia concluiu seus estudos sobre a Tendência Libertadora salientando que no Brasil pode-se destacar como um forte representante desse pensamento:
Como educadores mediadores das experiências dos alunos com a interlocução literária, devemos:
Analise as afirmativas:

I. Boa parte do êxito ou fracasso de um processo educativo reside na interação aluno/educador.

II. Diálogos inadequados na relação professor/aluno fortificam a relação de confiança.

III. Prestar atenção ao que se fala mostra-se indispensável quando o que se deseja é manter relações de qualidade com os alunos.

IV. Numa relação construtiva cabe ao educador avaliar e emitir julgamentos.

V. O fundamento da relação professor/aluno é embasado no respeito mútuo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):