Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O cognitivismo analisa o processo de aprendizagem desconsiderando os aspectos internos que ocorrem na mente do agente social, centrando-se no comportamento observável.
mostrar texto associado
A psicologia escolar é entendida como uma “disciplina ponte”, com objeto de estudo, métodos, marcos teóricos e conceitos próprios. Ela se caracteriza por ser uma disciplina de natureza aplicada, assim como o estudo e a mensuração das diferenças individuais, bem como as mudanças de comportamento das pessoas, vinculados à sua participação em situações de ensino e aprendizagem.
mostrar texto associado
De acordo com diversos autores, a maior parte dos comportamentos e conhecimentos dos indivíduos é aprendida ao longo do seu processo de desenvolvimento. Assim, todo conhecimento produzido em qualquer época, em qualquer área, traz consigo uma clara concepção do homem.
As teorias da aprendizagem são princípios, conceitos e pressupostos elaborados para explicar o processo de aprender. Uma delas enfatiza o papel ativo do aluno na construção do seu próprio conhecimento, defendendo que a aprendizagem é um processo interno, no qual os indivíduos atribuem significado às suas experiências por meio de interações, reflexões e assimilação de novas informações em seus esquemas cognitivos existentes. Nessa abordagem, o desenvolvimento da inteligência ocorre de forma gradual, através de estágios ou períodos, marcados pelo surgimento de novas formas de organização do pensamento. Essa concepção está associada à teoria conhecida como:
Acerca das Funções Psicológicas Superiores, leias as afirmativas abaixo:
I. São desenvolvidas por meio da mediação, do contato com a cultura.
II. Os símbolos e os instrumentos são necessários para a emergência das Funções Psicológicas Superiores.
III. O conhecimento das Funções Psicológicas superiores está relacionado, apenas, aos processos atencionais em sala de aula.
Está INCORRETO o que se afirma em