Questões de Concurso
Filtrar
62 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 13
Questões por página:
Questões por página:
O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. Ao visitar a praia, percebemos que, durante o dia, a temperatura da água é inferior à temperatura da areia. O calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido. Durante a noite, a areia também perde energia mais facilmente que a água, esfriando‐se mais rapidamente. Um corpo feito de 260 g de latão é aquecido de 0°C até 100°C, para isso foram utilizadas 2.496 calorias. O calor específico do latão, a capacidade térmica desse corpo e a temperatura desse corpo na situação final se ele perder 1.000 calorias serão, respectivamente:
Quando 2,5 kg de uma substância A, cujo calor específico é 0,8 cal/g°C a 1,5°C é misturada com x kg, dessa mesma substância, a 30°C, obtém-se uma mistura com temperatura igual a 15°C. Considerando que a substância não passa por nenhuma mudança de estado, então a massa total dessa mistura é:
Uma das formas de se obter energia térmica é através da combustão ou queima de materiais. Cada substância na sua queima libera uma quantidade de calor diferente. A quantidade de calor que cada substância libera na combustão é chamada calor de combustão. Considere que um fogareiro com um botijão de gás permite aquecer no máximo 225 litros de água de 20°C até 100°C e que o calor de combustão do gás é de 6000 kcal/kg. Sendo assim, esse é um botijão de:
(Considere: densidade da água = 1 g/cm³.)
(Considere: densidade da água = 1 g/cm³.)
Uma pedra de gelo a 0°C de massa desconhecida foi colocada em um recipiente contendo 100 g de água a 24°C. Considerando que não houve troca de calor com o meio externo e que ao atingir o equilíbrio térmico ainda restaram 40 g de gelo, então a massa de gelo colocada inicialmente no recipiente era de:
(Considere: calor específico da água = 1,0 cal/g°C; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.)
mostrar texto associado
Considere que a intensidade da luz solar incidente seja igual a 500 W/m2 e que 60% dessa intensidade seja utilizada para aquecer a água. Considere, ainda, que a área da placa absorvedora seja de 2 m2 e que o coeficiente de dilatação linear do material que a compõe seja α = 20 × 10-6 ºC-1 . Considere, por fim, que a água tenha máxima densidade à temperatura de 4 o C e que c = j/kg.K seja o calor específico, considerado constante.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Supondo que, em vez de isolante térmico, haja vácuo entre as paredes interna e externa do coletor, é correto afirmar que não haverá perda de calor pelo fundo da caixa.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Supondo que, em vez de isolante térmico, haja vácuo entre as paredes interna e externa do coletor, é correto afirmar que não haverá perda de calor pelo fundo da caixa.