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A figura mostra um sistema massa-mola com um bloco de massa M preso à parede por uma mola elástica de constante K. Estando na posição de equilíbrio, a distância do centro de gravidade do bloco até a parede é representada por y0, e a variação em torno do ponto de equilíbrio é representada por Δy. Ao ser acionado por um impulso mecânico, o bloco oscila, sem atrito, em torno do seu ponto de equilíbrio com pequenas variações Δy, conforme a curva senoidal da figura.
Em face do acima exposto, considere as afirmativas a seguir.
I - Nos instantes de tempo t 2 e t 4, a energia cinética do sistema é máxima.
II - Nos instantes de tempo t 1 e t 3, a energia potencial do sistema é nula.
III - Em qualquer ponto da curva, a energia total do sistema é a soma da energia cinética da massa com a energia potencial da mola.
É correto o que se afirma em
O veículo explorador de Marte, Opportunity, aterrisou em Marte em 2004, para explorações geológicas. Medidos na superfície da Terra, antes do envio, a massa do veículo foi de 180 kg e seu peso 1.760 N. A aceleração da gravidade na superfície de Marte é menor do que a da Terra: equivale aproximadamente a 0,4 vezes a aceleração da gravidade da Terra.
Em Marte, a massa e o peso do veículo valem
Em Marte, a massa e o peso do veículo valem
Um carro e uma motocicleta trafegam por uma estrada. A massa do carro é o dobro da massa da motocicleta. Num determinado instante, o carro e a motocicleta possuem a mesma energia cinética. Nesse instante, a razão Vmotocicleta / Vcarro entre as velocidades da motocicleta e do carro vale
Uma estrada plana, cujo coeficiente de atrito entre o asfalto e a borracha dos pneus de um carro é 0,8 em dias secos e 0,3 em dias molhados, apresenta uma curva cujo raio é 50 m. Como no local só pode existir uma única placa de limite de velocidade, sem mais informações, o engenheiro recomendou que o valor máximo de velocidade, expresso na placa fosse, no máximo,