Filtrar


Questões por página:
A Agenda 2030 é um plano de ação mundial firmado em 2015 pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas relacionadas, com o compromisso de enfrentar os principais problemas globais ao longo de 15 anos (2016-2030). Em relação à Agenda 2030, assinale a alternativa INCORRETA.
A infiltração é o processo mais importante de recarga da água no subsolo. O volume e a velocidade de infiltração dependem de vários fatores. Em relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
“As mudanças climáticas têm sido alvo de discussões no mundo todo, motivando a adoção de políticas públicas que gerem possibilidades de uso de energias renováveis e diminuam a emissão de gases de efeito estufa. [...] Mais recentemente, percebeu-se o início da popularização das lâmpadas LED (Light Emitting Diodes)” (INMETRO). Considerando os dois modelos de lâmpadas, fluorescente e LED, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Fluorescente.
2. LED.
Coluna 2
( ) É o modelo mais econômico, porque consome menos energia para gerar a mesma iluminação.
( ) Composta de um tubo de vidro preenchido com gás inerte e vapor de mercúrio, com eletrodos localizados nas duas extremidades.
( ) Gera menos riscos à saúde humana e ao meio ambiente, pois não há mercúrio em sua composição.
( ) A tonalidade da luz pode variar usando-se combinações de materiais fosforosos diferentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O gráfico abaixo representa a porcentagem cumulativa de perda de espécies por ano para cada um dos grupos de vertebrados:

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: IPBES. El País.

A elevada porcentagem de perda de espécies de anfíbios é uma questão preocupante a nível global, sendo resultado de diversos fatores. As principais causas potenciais do declínio global de anfíbios são, EXCETO:
O fósforo é um elemento essencial à vida, pois, além de estar presente em moléculas de RNA e DNA, integra a estrutura dos nossos ossos e dentes. Durante seu ciclo, uma grande quantidade desse elemento químico é liberada por processos erosivos, através do fosfato presente nas rochas, e que são carregadas para os oceanos e se depositam no fundo ou são consumidas pelos fitoplânctons. Outra parte permanece em áreas continentais, sendo essencial para manutenção e desenvolvimento de atividades biológicas. Entretanto, o excesso de fosfato ocasiona: