Filtrar


Questões por página:
Em muitas cidades brasileiras, ainda ocorre a descarga irregular de lixo a céu aberto, sem as necessárias medidas de proteção, causando inúmeros malefícios sociais, à saúde humana e ao ambiente. Dessa forma, torna-se necessária uma maior sensibilização da sociedade e das autoridades governamentais, de modo a encontrar novas e melhores alternativas para a questão do lixo, com a implantação de novas técnicas para recuperar as áreas degradadas devido à disposição irregular dos resíduos sólidos. Uma das técnicas utilizadas para o encerramento de uma área degradada envolve a remoção e o transporte desses resíduos para aterros sanitários que sejam previamente preparados e regularizados no órgão ambiental competente.
Com base no texto acima, assinale a alternativa que apresenta somente vantagens do aterro sanitário.
A protocooperação, conhecida também como mutualismo facultativo, é um tipo de relação ecológica interespecífica que pode ser encontrado em distintos ambientes, sejam eles aquáticos ou terrestres. Nesse tipo de interação, ambos os organismos se beneficiam, entretanto, uma espécie pode sobreviver sem a outra. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um exemplo da relação ecológica descrita.
Com base nos tipos de interações ecológicas entre as espécies, analise as assertivas abaixo:
I – No amensalismo, uma população é beneficiada e a outra não é afetada. II – Na competição por interferência direta, duas populações se inibem ativamente entre si. III – Na protocooperação, ambas as populações se beneficiam da interação, mesmo esta não sendo obrigatória. IV – No comensalismo, o crescimento e a sobrevivência de ambas as espécies dependem obrigatoriamente da interação entre elas.
Estão corretas as afirmativas:

Atente para o seguinte excerto: “Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas. Quase um quarto de todos os peixes de água doce do mundo ‒ mais precisamente 23% ‒ estão nos rios brasileiros. Assim como 16% das aves do planeta,12% dos mamíferos e 15% de todas as espécies de animais e plantas”.

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/08/19/importa ncia-do-brasil-na-biodiversidademundial-e-maior-do-que-se-pensava-dizemcientistas.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=shar e-bar-smart&utm_campaign=share-bar


Com base nessas informações, analise as seguintes proposições acerca dos ecossistemas brasileiros:

I. A Mata Atlântica e a Floresta Amazônica são tipos de vegetação que apresentam fisionomia florestal, possuem até cinco estratos: árvores emergentes, dossel, lianas, epífitas, sub-bosque, e têm a distribuição vertical e horizontal de luz como um fator limitante.

II. O Cerrado é um dos hotspots de biodiversidade do planeta por ser extremamente diverso e altamente ameaçado, congrega um conjunto diverso de fitofisionomias características do Brasil central: campo limpo, campo sujo, cerrado sensu stricto, cerradão, florestas de galeria e outros.

III. A Caatinga é uma vegetação decídua espinhosa exclusivamente brasileira, que possui uma pobre biodiversidade quando comparada a outras regiões de clima semiárido, tendo sido contabilizado somente na caatinga sensu stricto cerca de 1.700 espécies de plantas, das quais 318 são endêmicas.

IV. Os Pampas estão sob influência de estações alternadas chuvosas e secas, solos pobres em nutrientes, altas concentrações de alumínio e fogo. As adaptações das plantas incluem sistema radicular profundo, xilopódio, estruturas lignificadas, folhas espessas e cutícula proeminente.


É correto o que se afirma em

Chove pouco em quase toda a região fitogeográfica da Caatinga, geralmente de 3 a 5 meses por ano, com totais anuais entre 350 e 800 mm/ano em média. Assinale a opção que corresponde a causa(s) da escassez de chuva na maior parte do Nordeste brasileiro.