Filtrar


Questões por página:
De acordo com Darido (2003), essa abordagem pedagógica representa o primeiro movimento mais articulado que surge a partir da década de 1970 em contraposição aos modelos anteriores. Nessa abordagem, a Educação Física deve se envolver com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores em busca da formação integral do aluno. O autor que mais influenciou essa abordagem no Brasil foi o francês Jean Le Boulch.
Essa descrição corresponde à abordagem
Durante uma aula em que o tema estudado eram os sistemas de ataque e defesa do Handebol, o professor levou os alunos e as alunas a colocarem em prática esses sistemas. Depois de cerca de dez minutos de atividade, Rodolfo dirigiu-se ao professor e queixou-se de dor na região medial da coxa. Essa dor agravava-se quando ele estava no papel de defensor e executava deslocamentos laterais por meio de saltitos. O professor pediu que o aluno se sentasse e pressionasse, com os dedos, a região dolorida. Ao fazer isso, a dor se agravava.
Tendo em mente os procedimentos de socorros de urgência, recomendados por Flegel (2015), e entendendo que a situação descrita enquadra-se como um caso de distensão muscular, o professor deve
No artigo escrito por Rodrigues e Bracht (2010), o tema principal dos estudos de casos publicados é o que os autores definem como conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas pela Educação Física no âmbito da instituição escolar. Em outras palavras, o que esses autores pesquisaram, e que corresponde a essa definição, foi a
A Educação Física tem um papel importante no desenvolvimento global dos alunos com deficiência, tanto no desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Ela procura tratar o aluno sem que haja desigualdades, elevando a autoestima e a autoconfiança por meio das possibilidades de inclusão de atividades. Em relação ao texto, considere os cuidados e orientações:
I analisar o tipo de necessidade especial. II participar das atividades somente com supervisão médica. III a necessidade de supervisão médica ou de especialista, caso não haja professores preparados. IV o aluno não pode participar de jogos e/ou danças devido a sua limitação. V deve ser estimulada a participação em competições oficiais.
Dos itens apresentados, estão corretos apenas:
As crianças e jovens com deficiência física possuem necessidades variadas.
E para que o aluno com deficiência tenha autoconceito positivo, ele deverá sentir-se pertencente a um grupo e não apenas fazendo parte dele. Nas aulas de Educação Física, várias atividades/jogos/esportes são utilizadas como opções de propostas inclusivas e simulação de algumas deficiências. Baseando-se nessa informação, identifique, a seguir, os itens certos e os itens errados.
( ) Goalball. ( ) Futebol de 5. ( ) Voleibol sentado. ( ) Queimada. ( ) Pique-pega.
A opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é: