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De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, considera-se público-alvo do AEE:

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Assinale a assertiva CORRETA:
Menina de 08 anos, estudante da segunda série do ensino fundamental, foi encaminhada para o Serviço de Fonoaudiologia com a seguinte queixa da escola: a aluna não consegue escrever as letras corretamente, confunde os grafemas que são voltados para a direita e esquerda, para cima ou para baixo, não consegue manter a direção e a linearidade da escrita e a posição exata da letra dentro da palavra. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de Desvio Ortográfico que a referida aluna apresenta.
Paciente do sexo masculino,16 anos e estudante, procurou ajuda fonoaudiológica com a seguinte queixa: “Mudei da escola que eu frequentava desde os 05 anos de idade e meus colegas riem da forma como eu falo. Repito muito os sons, os sons às vezes não saem e sinto que eles estão parados na garganta e, quando saem, são longos e saem com um sopro e, às vezes, quero dizer uma palavra mas ela não sai”. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de alteração que esse paciente está apresentando.
O Método das boquinhas é indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita. Dentre as alternativas a seguir, assinale a alternativa que corresponde aos fonemas descritos: 1- dentes superiores tocam o lábio inferior, soltando o ar sem vibração – fonema surdo; 2- boca entreaberta, som brusco na garganta – fonema surdo; 3- boca semifechada, língua toca os dentes superiores – fonema sonoro; 4- lábios em bico, língua elevada – fonema sonoro; 5- boca fechada, som plosivo – fonema surdo; 6- lábios em bico, língua elevada – fonema surdo; 7- dentes à mostra, lábios esticados, sopro contínuo, língua toca os dentes inferiores – fonema sonoro.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, o instrumento de avaliação para crianças do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental que avalia de forma ampla as capacidades fundamentais para a aprendizagem.