Filtrar


Questões por página:
Após o diagnóstico de transtorno fonológico, uma criança com 7 anos de idade, na avaliação de linguagem em um Teste de fonologia, apresentou os seguintes processos fonológicos: simplificação de líquida, ensurdecimento de plosiva, frontalização de velar e sonorização de fricativa. Assinale as trocas correspondentes aos processos apresentados, respectivamente.
A mãe de uma criança com 6 anos e diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) que não apresentava comunicação verbal procurou uma clínica multidisciplinar para o atendimento de seu filho. Após o entendimento de que a comunicação alternativa seria um caminho interessante para essa criança, os profissionais propuseram a introdução de um sistema formado por mais de 6000 símbolos coloridos e preto e branco que expressam uma grande variedade de significados em situações de atividades de vida diária, sendo um dos mais utilizados devido à grande diversidade de símbolos. Os profissionais acreditaram que ele poderia ajudar bastante na comunicação dessa criança com seu meio. Assinale a alternativa que corresponde ao referido sistema.
Um menino,8 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que o encaminhasse para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico. O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que, para isso, não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois a sua leitura é muito lenta. A seguir, apresenta-se um pequeno trecho de sua escrita amostra de escrita espontânea:
Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto omininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos.
Fonte: Amostra de escrita,2022.

Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmativas a seguir.
I - A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas práticas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.
II - A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.
III - A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
IV - O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto e, nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.
V - O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita, por exemplo transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
O desvio fonológico é caracterizado por alterações que ocorrem na fala da criança, em que esta realiza uma produção inadequada dos fonemas, bem como o uso inadequado das regras fonológicas da língua. Esse transtorno linguístico é representado por crianças as quais apresentam alterações na produção da fala, na ausência de determinados fatores etiológicos como: dificuldade geral de aprendizagem, déficit intelectual, desordem neuromotora, distúrbios psiquiátricos, problemas otológicos ou fatores ambientais.
A partir das informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A aquisição fonológica normal é caracterizada por produções governadas por processos fonológicos considerados simplificações realizadas pela criança, visando facilitar aspectos complexos da fala dos adultos. Esses processos estão presentes nas primeiras fases do desenvolvimento linguístico.
PORQUE
II- À medida que a criança vai aprendendo sua língua, esses processos devem ser superados, permitindo a adequação para o padrão adulto. Quando os processos fonológicos naturais não são suprimidos até os 4 anos de idade, essas crianças são classificadas como portadoras de desvio fonológico.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
O brincar com os sons é uma atividade realizada com as crianças ouvintes desde o nascimento. Devem-se conduzir e proporcionar às crianças com deficiência auditiva as mesmas experiências auditivas no dia a dia. Com relação às atividades lúdicas que se podem oferecer às crianças com deficiências auditivas, de acordo com a faixa etária, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. Por volta do sexto mês, o objetivo inicial é praticar a habilidade de escuta, sendo que a detecção é a primeira habilidade a ser desenvolvida, considerada um alicerce para as demais habilidades. II. Em torno de 18 meses, a meta terapêutica é ampliar o universo de linguagem e reconhecimento incialmente em conjunto fechado (closed-set) em que o terapeuta apresenta para a criança atividades de múltipla escolha, promovendo o reconhecimento de onomatopeias, vogais, consoantes, palavras e frases, por exemplo. III. A partir de 3 anos, pode-se trabalhar com conceitos iniciais. Dependendo da maturidade da criança, pode-se introduzir na terapia o trabalho com conceitos iniciais como números, cores, formas, tamanhos, quantidade, categorização, partes do corpo, igualdade, entre outros. IV. Por volta dos 4 anos de idade, a habilidade de compreensão auditiva é concluída. Essa habilidade é adquirida quando a criança entende o significado da linguagem no discurso oral. A compreensão auditiva é a síntese, a sobreposição de todas as habilidades anteriormente descritas. Para a criança chegar à compreensão da linguagem, necessita utilizar não só as habilidades auditivas, mas também associá-las a elementos da situação e do contexto da mensagem.