Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis menos prevalentes, manifestando-se exclusivamente como atraso e sem o envolvimento de componentes funcionais da audição ou da fala.

II. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode eleger estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de linguagem oral e escrita.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os distúrbios da comunicação causam impacto direto sobre a vida social da criança e sobre o futuro acadêmico e profissional.

II. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode eleger estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de fala.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode discutir informações a respeito dos aspectos concernentes à fonoaudiologia que beneficiem o educador e o aluno.

II. A fala é o canal que inviabiliza a expressão da linguagem e não corresponde à realização motora da linguagem.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo pode contribuir para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo a acessibilidade na comunicação.

II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar ou adolescência.


Marque a alternativa CORRETA:

Pode-se constatar, cada vez mais, uma forte tendência de retomada do campo da educação pela Fonoaudiologia. Temos tido a oportunidade de encontrar muitos fonoaudiólogos envolvidos com a área educacional e que, para tanto, tem estendido sua formação original, buscando conhecimentos mais aprofundados sobre problemas acadêmicos, aprendizagem, neuroeducação, pedagogia, metodologias de ensino, linguística e políticas educacionais. Relacione a coluna A e B, e marque a alternativa correta sobre as ações que devem ser propostas pelos fonoaudiólogos em cada ator pertencente ao escopo da Fonoaudiologia educacional:
Coluna A (A) Gestores. (B) Instituição de educação. (C) Coordenação pedagógica, professores e funcionários. (D) Estudantes. (E) Família.
Coluna B ( ) Realizar o levantamento e análise das condições de ensino e aprendizagem que envolvem aspectos fonoaudiológicos.
( ) Elaborar e desenvolver um programa de informação, formação e orientação, procurando estreitar as relações entre escola e família.
( ) Elaborar e desenvolver, conjuntamente, programas pedagógicos de informação, formação e orientação visando melhores condições de ensino e aprendizagem.
( ) Conscientizar a respeito das contribuições que o Fonoaudiólogo pode trazer para a equipe escolar, com enfoque educacional, buscando garantir a adesão dos gestores a programas e projetos envolvendo a Fonoaudiologia.
( ) Identificar pessoas com problemas da área fonoaudiológica, indicando para os serviços de apoio fora da escola, além de elaboração de programas que visem a inclusão.
A ordem apresentada na coluna B, de cima para baixo é: