Filtrar


Questões por página:
Um tanque contém gás a uma temperatura de 27 ºC, cujo peso unitário é de 400 N/m3. O manômetro do tanque indica uma pressão de 24 bar (1 bar = 105 Pa). Considerando que esse gás se comporta como um gás ideal, o valor para a constante R desse gás é:
No intuito de observar o comportamento de certa massa de ras c unho gás ideal, confinada em um frasco cilíndrico dotado de uma base móvel, um investigador diminui isotermicamente seu volume. O gráfico qualitativo da pressão (p) que esse gás exerce sobre as paredes do recipiente, em função do volume (V) por ele ocupado está melhor representado em
Verifica-se, experimentalmente, que a menor quantidade de calor necessária para fazer com que a temperatura de uma certa massa gasosa sofra um acréscimo de 30°C é 900 cal.Se, entretanto, a quantidade de calor for fornecida a essa mesma massa gasosa sob pressão constante, serão necessárias 1500 cal para que a temperatura sofra o mesmo acréscimo de 30°C. Suponha que o gás se comporte como ideal e considere a constante universal dos gases R = 2 cal/mol.K. Essa massa gasosa é constituída por:
Determinado gás ideal, à temperatura inicial T e pressão inicial P, recebe calor de uma fonte térmica, executando um processo a volume constante.

Sabendo-se que a temperatura final do gás é 8T, qual a pressão final do gás nesse processo?
Um mol de um gás ideal ocupa um volume constante de 2,0 m3 , à temperatura de 1.000 K.

Qual a pressão interna do gás nesse estado?

Dado: constante dos gases ideais, R = 8,3 J/(mol ·K)