Filtrar


Questões por página:
Um cano cilíndrico encontra-se no chão de uma casa e possui um diâmetro d. O cano transporta água a uma pressão de 10 atm e velocidade 2m/s. Num determinado ponto, o cano estreita o seu diâmetro para d/2. Considerando que a densidade da água vale 1000kg/m³, podemos afirmar que a pressão da água na parte estreita do cano vale aproximadamente:
Uma esfera maciça de densidade d1 e massa m se encontra dentro de um recipiente que contém um líquido de densidade d2, de modo que d2 =4.d1 . A esfera está presa no fundo deste recipiente por um fio. A distância da esfera até a superfície do líquido é H. Considere que o diâmetro da esfera é muito menor que H. Se o fio for cortado, desconsiderando as forças de viscosidade entre o líquido e a esfera e que aceleração da gravidade é g, podemos afirmar que o tempo gasto para que a esfera chegue até a superfície do líquido é dado pela expressão:
Em um leito de um rio existem duas regiões de secção transversal distintas, A = 250 m 2 e B = 50 m 2 . A velocidade de vazão da água na região A é v A = 2 m/s, então, a velocidade na região B, é
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
m raio de luz se propagando na água atinge a interface entre água e ar. O ângulo de incidência é θ, que é menor do que o ângulo crítico.
Neste caso,
haverá