Filtrar


Questões por página:
Durante a fase barroca da música, mais ou menos de 1600 a 1750, muitas ideias musicais se tornaram importantes, como a posição dos acordes em uma música, o contraponto e os ornamentos. Assinale a alternativa que apresenta as principais características da fase barroca na música.
A obra de Anna Bella Geiger, O pão nosso de cada dia,1978, a artista apresenta um conceito em sua representação, mastigando, literalmente, o Brasil. Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que melhor define sua obra.
Apesar de suas teorias, os cubistas simplesmente pintaram quadros compostos como tapetes, com elementos tomados da natureza e dissociados. Isso se fez desde sempre. O emprego de elementos dissociados, mesmo da figura humana, fora de qualquer representação narrativa, por suas qualidades plásticas, formais, colorísticas ou lineares, não é novo: os micenenses, os orientais, e os negros fizeram uso constante disso. (Ozenfant e Jeanneret,2005)
Assinale a alternativa que apresenta somente artistas representantes do movimento cubista.
A música é uma linguagem e a forma que nos relacionamos com ela vai além da execução musical. Ela não é só um tipo de texto artístico que se constrói a partir da inserção e do conhecimento do mundo. É uma atividade socializadora, proporciona momentos de integração em diversos eventos do meio que vive o ser humano: festas, cerimônias religiosas, espaços escolares, shows, concertos, entre outros. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
A história da música brasileira é caracterizada pela presença de muitos festivais, organizados por emissoras de rádio, redes de televisão e movimentos de estudantes. Entre os anos de 1965 a 1985, diversas emissoras de televisão do Brasil produziram e transmitiram festivais nacionais de música popular brasileira. Divulgando a música brasileira e promovendo um intercâmbio artístico-cultural. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.