Questões de Concurso
Filtrar
82 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 17
Questões por página:
Considere a notícia a seguir:
Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados
O Globo
18/06/2014
SÃO PAULO − A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.
(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)
As denúncias
Leia o trecho a seguir, extraído dos “Princípios Editoriais do Grupo Globo”:
1. A isenção:
Isenção é a palavra-chave em jornalismo. E tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade. Diante, porém, da pergunta eterna − é possível ter 100% de isenção? − a resposta é um simples não. Assim como a verdade é inexaurível, é impossível que alguém possa se despir totalmente do seu subjetivismo. Isso não quer dizer, contudo, que seja impossível atingir um grau bastante elevado de isenção. É possível, desde que haja um esforço consciente do veículo e de seus profissionais para que isso aconteça. E que certos princípios sejam seguidos. São eles:
[...]
d. Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido;
O trecho de tais princípios descreve
I. Situações singulares. II. Fatos da cidade ou região em que está instalada a emissora. III. Acontecimentos que podem modificar o cotidiano das pessoas.
Esses assuntos atendem, respectivamente, aos critérios de noticiabilidade: