Filtrar


Questões por página:

Com relação a lide, julgue o próximo item.


O lide está relacionado à oratória do reitor romano Quintiliano e à invenção do telégrafo, e adota linguagem clara e objetiva já nas primeiras linhas.

Com relação a lide, julgue o próximo item.

Um objetivo do lide é preparar lentamente o leitor para receber o impacto da notícia.

Com relação a lide, julgue o próximo item.


Os dois parágrafos iniciais do texto jornalístico, que, em geral, compõem o lide, destacam o que o redator julgou mais relevante para o conhecimento público, com o propósito de prender a atenção do leitor.

No jornalismo online a pirâmide invertida não é mais a principal forma para redação de notícias. Os textos podem ser escritos, por exemplo, separados em blocos. “Dividir a sua reportagem em blocos maximiza o potencial de leitura. As reportagens podem ser complexas, com vários assuntos, ângulos e áreas de cobertura”. (WARD,2006, p.127).


Considerando a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Quando uma reportagem é escrita em blocos, o número de pontos de entrada para diferentes elementos, como áudio, vídeo e links, aumenta.


PORQUE


II. O meio online é considerado não-linear e a maioria dos elementos multimídia, quando inseridas no texto em formato pirâmide invertida, é produzida de modo periférico e não integral.

Quando o jornalista está escrevendo um texto e resolve utilizar citações diretas, ou seja, aspas de um entrevistado, deve ter em mente que “nenhum entrevistado tem obrigação de ser um comunicador. Nem é obrigado a ter raciocínio lógico e linear, ou habilidade natural para falar”. (PEREIRA JUNIOR, L. C.,2010, p.111). Com base nessa afirmação, analise as afirmativas a seguir:


I. O jornalista não tem a obrigação de ser necessariamente literal no uso das citações, mas deve reconstruir o diálogo, mantendo a fidelidade, o sentido original.

II. O jornalista precisa ser literal na transcrição das citações e é por isso que recomenda-se gravar as entrevistas para depois degravá-las e utilizá-las na matéria.

III. Para que mais pessoas leiam a reportagem, o jornalista deve modificar palavras ditas pelo entrevistado por outras mais fortes, mesmo que descontextualize a fala, pois o intuito é gerar boas manchetes.

IV. O jornalista não deve interromper uma resposta, mesmo que o entrevistado demore para concluí-la ou aparente estar perdido, pois não deve interpretar a declaração da fonte.


Está CORRETO o que se afirma apenas em: