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A legislação brasileira deixa claro o direito à educação de qualidade para todos nos estabelecimentos regulares de ensino, compreendendo que a pessoa com necessidades educacionais especiais é parte integrante da expressão “todos”. Partindo-se dessa prerrogativa, deve-se entender que os responsáveis pela asseguração deste processo (Governo, Estado, Município, Escolas, Professores, Outros) devem disponibilizar recursos e condições de acesso a essa população. Sobre o papel da Educação Física no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Propor atividades e modificá-las quando necessário, assegurando que sejam um desafio a todos os participantes e, sobretudo, que seja valorizada a diferença.

II. Dar oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

III. Tirar proveito das diferenças ao invés de configurá-las como desigualdades.

IV. Modificar todas as atividades cotidianas para atender exclusivamente a inclusão das pessoas com necessidades especiais.

Ao pesquisar sobre a relevância da Educação Libertadora na Educação Física Escolar, Bossle (2019) encontra na produção científica da área dois aspectos simbólicos da obra de Paulo Freire, tais como:
Kunz (2006) assinala que a estrutura básica para uma pedagogia do ensino do esporte, na Educação Física escolar, deve estar apoiada nos dois seguintes aspectos teóricos:
Neira (2011) destaca que o currículo cultural da Educação Física escolar fundamenta-se teoricamente nas seguintes linhas teóricas:
Castellani Filho (2013), após fazer uma análise da história da Educação Física no Brasil, assinala que existem dois blocos de tendências antagônicos. São eles: