Filtrar


Questões por página:
O livro Coletivo de Autores (2012) é uma obra que critica a Educação Física ancorada no paradigma da aptidão física, notadamente excludente, e que historicamente defende os interesses do capital. Esta obra propõe uma abordagem pedagógica que tem os seus princípios voltados aos interesses da classe:
Um dos princípios curriculares da abordagem críticosuperadora é a contemporaneidade do conteúdo, sendo necessário garantir aos estudantes acesso ao que há de mais moderno no mundo contemporâneo quanto ao desenvolvimento da ciência, da arte e da cultura. Ao abordar este princípio, a abordagem crítico-superadora traz ao debate a necessidade de considerar como contemporâneo o que Dermeval Saviani (1991 apud Coletivo de Autores,2012) classifica como conhecimento clássico. Para o autor, o conhecimento clássico é:
Em “Educação Física e o conceito de cultura”, Daólio (2010) propõe uma educação física da desordem, a qual atuaria sobre o ser humano nas suas manifestações corporais, que são acima de tudo culturais. Tal educação física da desordem considera o outro a partir de uma relação:
De acordo com Fonseca e Ramos (2017) em "Inclusão em movimento: discutindo a diversidade nas aulas de Educação Física", existe um público de estudantes que é excluído com frequência das aulas de Educação Física.
Admitindo o conceito de inclusão destacado pelos autores, são excluídos:
São competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental:
1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais. 4. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 5. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam. 6. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
Assinale a alternativa em que apresenta competências específicas de Educação Física.