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As escolas-parques CEUs ? Centros Educacionais Unificados, projetadas pelos arquitetos Alexandre Delijaicov, André Takiya e Wanderley Ariza do Departamento de Edificações da Prefeitura de São Paulo (EDIF), agrupam o programa pedagógico em três conjuntos volumétricos: bloco didático (1), creche em forma circular (2) e bloco cultural e esportivo (3), mais as piscinas e a quadra poliesportiva externa (4).

Os três volumes possibilitam diferentes implantações, adaptando-se à topografia, dimensões e aspectos climáticos dos locais onde os equipamentos serão construídos.

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Das abaixo apresentadas, a implantação que favorece o uso mais efetivo das piscinas e da quadra poliesportiva externa (4) durante todas as estações do ano está expressa em:

A NBR nº 9077/2001, que trata de saídas de emergência em edifícios, apresenta um conjunto de definições. Sobre os diferentes tipos de escada, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Escada de emergência.

2. Escada não enclausurada ou escada comum.

3. Escada enclausurada à prova de fumaça.

4. Escada enclausurada protegida.


Coluna 2

( ) Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.

( ) Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.

( ) Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.

( ) Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, comunica-se diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas cortafogo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

As mudanças financeiras, tecnológicas e informacionais a que a sociedade global está submetida na contemporaneidade exerce grande influência na forma de conceber, simular e construir a arquitetura e a cidade. Fábio Duarte (1999) menciona o conceito de arquitetura virtual, proposto por Peter Weibel, como aquela que é construída como interface mediada por máquinas inteligentes entre usuários e ambiente. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Cada ação do usuário se reflete no conjunto do ambiente virtual e as modificações do ambiente virtual se refletem na apreensão espacial do usuário.

II. Os meios eletrônicos da realidade virtual podem construir uma arquitetura multifuncional, multissensorial, com restrições multidimensionais.

III. A noção de arquitetura virtual viabiliza interações proporcionadas pelas tecnologias eletrônicas.

IV. A simulação virtual do projeto permite a experimentação de cores e materiais a serem utilizados no edifício.


Quais estão INCORRETAS?

O estádio de São Petersburgo, construído para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, foi batizado de “Spaceship”, por sua forma arquitetônica. Assinale a opção que indica o nome do renomado arquiteto japonês que o projetou.
Utilizando-se o limite máximo de inclinação de rampas permitido pela NBR 9050:2004 para obras de reforma, calcule o comprimento da projeção horizontal de uma rampa de ligação, que se desenvolverá em um segmento entre os pavimentos térreos de duas edificações, cujo desnível é igual a 0,075 m.