Filtrar


Questões por página:
Determinado sistema de informação requer um banco de dados relacional OLTP com 1,5 TB de espaço livre em disco. Para facilitar a manutenção, os administradores do banco de dados solicitaram que fosse disponibilizado um único volume de disco. Adicionalmente, solicitaram que uma falha nesse único disco não ocasionasse a interrupção do sistema, nem a degradação significativa de seu desempenho. Considerando-se que 4 discos de 1 TB farão parte de um arranjo e que é importante alcançar bom desempenho nas operações de escrita, que nível de RAID é recomendado para essa situação?
No que diz respeito aos conceitos de RAID, julgue os itens que se seguem.

Com a adoção, para uso doméstico, do RAID 10, que abrange o conceito do RAID 0 e do RAID 1, obtêm-se ao mesmo tempo ganho de desempenho e redundância; entretanto, um dos problemas de se usar RAID 10, em vez de usar somente o RAID 0, é o custo mais alto com a compra de mais HDs para redundância.
No que diz respeito aos conceitos de RAID, julgue os itens que se seguem.

A principal diferença do RAID 6 para o RAID 5 é que, em vez de utilizar dois discos para redundância, o RAID 6 utiliza apenas um, com o dobro de bits de paridade.
Sobre RAID, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. No RAID 0 são no mínimo dois discos. Todos são acessados como se fossem um único disco. No caso de falha de um disco não ocorre perda de dados.

II. No RAID 6 são no mínimo quatro discos. Neste RAID o número de bits de paridade é dobrado. Podem ocorrer falhas em até dois discos que os dados não serão perdidos.

III. No RAID 10 são no mínimo quatro discos. Os blocos de dados são divididos usando RAID 0 em dois pares de discos usando RAID 1 entre eles.

IV. O RAID 5 são no mínimo três discos. Os blocos de dados e as informações de paridade são distribuídos entre os discos, característica que torna a leitura muito lenta. Em caso de falha de um disco não ocorre perda de dados.
mostrar texto associado
Em um servidor que disponibiliza arquivos para serem acessados por usuários, a utilização do recurso de RAID (redundancy array of independent disks) no nível 1, para o armazenamento dos dados, proporciona tolerância a falhas por meio do armazenamento dos mesmos dados em dois discos: se um deles falhar, os dados poderão ser recuperados do outro disco.