Questões de Concurso
Filtrar
36 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 8
Questões por página:
Embora a importância de uma imprensa independente tenha sido notória para muitos dos primeiros pensadores liberais e liberais-democratas, este é um tema que desapareceu de vista, com algumas poucas exceções, nas obras dos mais recentes teóricos sociais e políticos. Uma exceção é a obra pioneira de Habermas, Mudança estrutural da esfera pública. Habermas argumenta que o desenvolvimento do capitalismo mercantil no século XVI, junto com as transformações institucionais do poder político, criaram as condições para a emergência de um novo topo de esfera pública nas origens da Europa moderna.
Thompson,1995.
Leia as seguintes afirmações:
I. Uma sociedade civil emergiu como o domínio das relações de uma economia privatizada que eram estabelecidas sob a égide da autoridade política.
II. Uma nova esfera pública que não fazia parte do estado, mas era uma esfera em que as atividades do estado poderiam ser confrontadas.
III. Para Habermas, a incidência de uma espécie de esfera pública aberta nada tinha a ver com a mudança tecnológica da prensa de Gutemberg.
IV. Habermas, expoente da Corrente Funcionalista, entendia os meios de comunicação como caminho para a expansão da participação popular e transparente.
A alternativa que contempla afirmações plenamente CORRETASé a seguinte:
O sentido de comunidade se __________no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam ___________ em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades ___________. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do ____________. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação ___________.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.
Assinale a opção que apresenta a denominação que ele dá a essa parte do processo.
No seu texto Codificação/Decodificação, Stuart Hall propõe uma forma de analisar o processo comunicativo diversa da tradicionalmente usada em modelos lineares. O autor afirma:
O processo, desta maneira, requer, do lado da produção, seus instrumentos materiais − seus ‘meios’ − bem como seus próprios conjuntos de relações sociais (de produção) − a organização e combinação de práticas dentro dos aparatos de comunicação. Mas é sob a forma discursiva que a circulação do produto se realiza, bem como sua distribuição para diferentes audiências. Uma vez concluído, o discurso deve então ser traduzido − transformado de novo − em práticas sociais, para que o circuito ao mesmo tempo se complete e produza efeitos. Se nenhum ‘sentido’ é apreendido, não pode haver ‘consumo’. Se o sentido não é articulado em prática, ele não tem efeito.
(Hall, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Da Diáspora − Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,2011. p.366)
Nesta percepção, o que faz a transmissão televisiva de um evento histórico ser passível de significação, e não de transmissão completa do real, é