Filtrar


Questões por página:
Em todos os movimentos cívicos da História do Brasil, a Paraíba sempre esteve presente dando a sua contribuição valiosa e precisa. Em um movimento revoltoso em especial ela lidera todo o processo histórico a nível nacional. É a Paraíba o quartel general do Norte. A morte do seu Presidente é o estopim desse movimento, que agitou o Brasil de norte a sul em uma luta fratricida, em um movimento revolucionário. O texto refere-se à:
O movimento ocorreu entre dezembro de 1851 e fevereiro de 1852. Na Paraíba rebelaram-se as vilas de Ingá, Campina Grande, Fagundes, Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Guarabira. O estopim do movimento foi o lançamento de dois decretos em junho de 1851. O texto refere-se à (ao):
A passagem do trono português às mãos da coroa espanhola em 1580 (união Ibérica), prejudicou os interesses e negócios de holandeses na produção de açúcar no Brasil. Interessados em recuperar seus negócios os holandeses resolveram invadir o Brasil em 1624. Sobre a tentativa de ocupação holandesa da região paraibana é correto afirmar que:

A história dos anos inicias do que hoje se conhece como estado da Paraíba tem registros de eventos muito importantes para se conhecer a forma como foi habitada a região. Em 1574 aconteceu um incidente, no qual índios mataram todos os moradores de um engenho da região. Esse episódio ocorreu devido ao rapto e posterior desaparecimento de uma índia, filha do cacique potiguar nesse engenho. Diante das informações apresentadas e de seus conhecimentos da história da Paraíba, é possível se identificar esse incidente por:
Com relação aos povos indígenas que desde o tempo da colonização estiveram presentes em territórios paraibanos, é correto afirmar que: