Filtrar


Questões por página:
A ocorrência da II Guerra Mundial trouxe à discussão pública e fomentou estudos acadêmicos acerca da suposição da existência de algum determinante biológico que pudesse corroborar o discurso político que afirmava uma suposta superioridade biológica entre diferentes grupos de seres humanos. Em 1950 a UNESCO divulgou um documento redigido e revisado por cerca de duas dezenas de cientistas, que afirmava, entre outras coisas, que “Os dados científicos de que dispomos atualmente não justificam a conclusão de que diferenças genéticas hereditárias constituam fator essencialmente importante na ocorrência de manifestações culturais e na realização de obras civilizacionais dos diferentes povos ou grupos étnicos. Estes dados nos informam, ao contrário, que a experiência cultural pela qual cada grupo passou é a mais importante condição que explica tais diferenças. Os aspectos que tiveram papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, com efeito, uma característica específica do Homo sapiens.” (Lévi-Strauss, UNESCO,1950)
Com base no entendimento do texto, assinale a alternativa correta.
As relações entre os Indivíduos no que se refere a geração e apropriação das riquezas alteraram-se no decorrer dos tempos e, especialmente, após o advento do capitalismo. O avanço tecnológico, as necessidades e expectativas pessoais, as limitações naturais, além de outros vetores, transformaram o mundo do trabalho. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A automação dos processos produtivos, apesar de seus inegáveis ganhos de eficácia e eficiência, provocou o desemprego, o subemprego e a precarização do trabalho. ( ) O processo de globalização da produção deslocou postos de trabalho de países desenvolvidos para outros que pudessem disponibilizar mão de obra de baixo custo. ( ) Países desenvolvidos procuraram manter em seus territórios, por questões de segurança e poder, postos de trabalho ligados a áreas de tecnologia e finanças. ( ) Apesar do deslocamento dos centros produtivos terem ocorrido no sentido dos países mais ricos para os mais pobres, os centros de decisões estratégicas e financeiras permaneceram nos países ricos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O estudo sociológico investiga os processos que envolvem o comportamento do Indivíduo em suas interações com a Sociedade. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Sociedade é um conjunto de Indivíduos que compartilham aspectos comuns; o Indivíduo é a unidade básica da Sociedade. ( ) São partes constituintes da sociedade, além dos indivíduos, a família, as instituições e o próprio Estado. ( ) O Indivíduo estabelece uma convivência com a Sociedade, de maneira que influencia e é influenciado pela realidade social. ( ) A Sociedade possui objetivos compartilhados; é um conjunto harmônico de Indivíduos que rumam, deliberadamente ou não, no sentido do progresso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O sociólogo Roberto DaMatta estuda, em seu livro Carnavais, Malandros e Heróis, o dilema permanente entre o autoritarismo e a hierarquização da sociedade brasileira e a procura de atributos de solidariedade, altruísmo, harmonia e democracia.
Em relação ao pensamento de DaMatta, assinale a alternativa correta.
Leia atentamente o texto a seguir.
“Ultimamente a coisa se tornou mais complexa porque as instituições tradicionais estão perdendo todo o seu poder de controle e de doutrina. A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatingíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações.” (Darcy Ribeiro,1995).

Diante do exposto, assinale a alternativa correta.