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O positivismo, de acordo com Augusto Comte, não é uma corrente filosófica entre outras, mas a que acompanha, promove e estrutura o último estágio que a humanidade teria atingido, fundado e condicionado pela ciência. Comte usa o termo filosofia com o mesmo sentido que lhe atribuía Aristóteles, isto é, como definição do sistema geral do conhecimento humano. E o termo positivo significando o real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso, a certeza em oposição à indecisão, o preciso em oposição ao vago. O termo significa, ainda, o contrário de negativo e indica a tendência de substituir sempre o absoluto pelo relativo. Finalmente, traduz a proposta de organização moral e intelectual da sociedade.
(REZENDE, Antônio. Org. Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação.13 ed. Rio de Janeiro: Zahar,2005. P.144.)

Augusto Comte afirma ter descoberto uma grande lei fundamental segundo a qual o espírito dos indivíduos, assim como a espécie humana e as próprias ciências, descreve um movimento histórico que atravessa três estados. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Positivo: realiza-se o verdadeiro espírito científico, que se limita à observação dos fatos, a raciocinar sobre eles, e a procurar suas relações invariáveis.

II. Metafísico: os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas como explicação dos fenômenos.

III. Ordem: a física social pode ser mais complexa, sendo a última etapa das ciências dentro da classificação comtiana.

IV. Moral: dever-se-ia atuar na organização da nova sociedade, tanto no aspecto político quanto no econômico.

V. Teológico: o espírito humano acredita que os fenômenos são explicados pela ação de agentes sobrenaturais.

VI. Progresso: historicamente, através da ciência, adquire mais conhecimento e aperfeiçoa seus meios técnicos.

Referem-se corretamente, em sua devida ordem histórica, aos elementos da lei dos três estados de Comte:
Se ocorre que, por um defeito de um órgão, um homem não suscetível de determinada espécie de sensação, sempre descobrimos que é igualmente incapaz de ter as ideias correspondentes. Um cego não pode ter ideia de cores, nem um surdo de sons. Se restituirmos a cada um deles o sentido que lhe falta, abrindo caminho à entrada dessas sensações, abre-se igualmente caminho às ideias, e ele não terá dificuldade em conceber esses objetos. O mesmo acontece quando o objeto adequado para provocar uma determinada sensação nunca foi aplicado ao órgão correspondente. Um lapão ou um negro não tem nenhuma noção do gosto do vinho. E, embora sejam raros ou inexistentes os casos de uma deficiência desse gênero na mente, casos de pessoas que nunca experimentaram ou que sejam incapazes de experimentar um sentimento ou paixão próprio à sua espécie; apesar disso, encontramos a mesma observação em grau mais atenuado. Um homem de comportamento tímido não pode fazer ideia de um inveterado espírito de vingança ou crueldade, nem um coração egoísta pode facilmente conceber os extremos da amizade e da generosidade. Admite-se facilmente que outros seres possam ser dotados de muitos sentidos que sequer imaginamos, porque as ideias de tais coisas nunca foram introduzidas em nós da única maneira pela qual uma ideia pode ter acesso à mente, isto é, pela sensação efetivamente presente.

(REZENDE, Antônio. Curso de filosofia para professores e alunos dos cursos de segundo grau e de graduação.13 ed. Rio de Janeiro: Zahar,2005. P.120.)

Sobre a origem das ideias e da maneira como se apreende o conhecimento, as informações anteriores remetem diretamente ao pensamento:
Determinado adolescente acompanhado de seu responsável compareceu à Unidade de Saúde relatando um incômodo e alteração no lábio inferior. A mãe mencionou que ele apertava muito os dentes, com comportamento agitado e ansioso, mas não sentia dor no local. Realizado exame clínico, o profissional observou a presença de uma lesão com aspecto bolhoso, formato circular, superfície lisa e mais esbranquiçada. Sugere-se o diagnóstico e seu tratamento em:
Diante da filosofia de mínima intervenção e a prática do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), o material ideal para sua utilização é o cimento de ionômero de vidro
A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem ressaltado que práticas de alimentação saudável apresentam papel fundamental na saúde infantil, estendendo-se para a vida adulta. O reconhecimento de controle do açúcar é uma abordagem não invasiva para o manejo de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo cárie; diabetes; e, obesidade. Diante da relação carboidrato fermentável (açúcar) e doença cárie, assinale a afirmativa correta.