Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o trecho a seguir, para responder à questão:
O inverno! Pode-se amá-lo nas montanhas cobertas de neve e de sol e nas noites urbanas, quando as mulheres esplendem entre os grandes casacos macios, no meio das luzes. Mas a rua diuturna é triste e feroz quando a neve se transforma em lama e o vento gelado esbofeteia o transeunte (3º parágrafo).
Ao retratar a rua como “triste e feroz” e ao indicar que o vento gelado “esbofeteava o transeunte”, o cronista atribui ações ou características humanas à rua e ao vento. Essa estratégia discursiva é um exemplo de:
mostrar texto associado
Leia o trecho a seguir, para responder à questão:
O inverno! Pode-se amá-lo nas montanhas cobertas de neve e de sol e nas noites urbanas, quando as mulheres esplendem entre os grandes casacos macios, no meio das luzes. Mas a rua diuturna é triste e feroz quando a neve se transforma em lama e o vento gelado esbofeteia o transeunte (3º parágrafo).
A crônica é essencialmente um gênero narrativo, ou seja, cumpre o papel de relatar uma história real ou fictícia. Contudo, é possível haver trechos que cumpram outros papéis, como o de detalhar as características de elementos presentes no discurso. Considerando essas informações, o trecho destacado é predominantemente:
mostrar texto associado
O texto anterior retrata uma cena do cotidiano, uma manhã de sexta-feira, no Rio de Janeiro. Ao longo do texto, o cronista:
Com base na Psicologia Histórico-Cultural, a aprendizagem ocorre em função de um processo mediacional, de um intercâmbio entre sujeitos (professor/aluno e aluno/aluno), que se efetiva:
A construção de um planejamento participativo que envolva todos os membros da comunidade escolar é desafiadora, pois desvela tensões e contradições existentes nas relações de poder tecidas na escola. Como resultado desse processo, é possível perceber: