Filtrar


Questões por página:
São tumores que se originam de remanescentes embrionários da membrana bucofaríngea e crescem desde a sela túrcica até o hipotálamo. Afetam duas faixas etárias distintas: dos 8 aos 15 anos e acima dos 50 anos. Em crianças, podem resultar em baixa estatura devido à redução na produção de hormônio do crescimento (GH) e déficits visuais. Já em adultos mais velhos, podem levar à perda visual e pan-hipopituitarismo. Esses tumores podem apresentar-se como císticos, sólidos ou mistos. Histologicamente, são caracterizados por serem amantatinosos ou papilíferos, sendo estes últimos mais comuns em adultos. A ressonância magnética (RM) é o exame preferencial para diagnóstico.

Com base nessas características, o diagnóstico mais provável para o quadro clínico acima é:
Uma menina de 3 anos é levada à emergência com dificuldade em movimentar o hemicorpo direito há cerca de 12 horas. A mãe da criança relata que a menina apresentou cefaleia de forte intensidade no dia anterior e nega episódios prévios. A TC de crânio de controle,48 horas após a internação, demonstrou área isquêmica frontoparietal à esquerda. A angiografia cerebral evidenciou vasos tortuosos agrupados, obstrução da bifurcação da artéria carótida interna esquerda, lentificação da circulação cerebral e presença de vascularização em aspecto de “fumaça”. O diagnóstico provável para essa paciente é:
Observe a imagem a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


As crises epilépticas são definidas por uma expressão clínica decorrente de descarga anormal e excessiva do tecido cerebral. Existem diversos tipos e a classificação depende da descrição clínica das características semiológicas das crises e do correlato com as anormalidades eletroencefalográficas. De acordo com o EEG observado acima, a melhor hipótese diagnóstica é:
Um homem 25 anos é trazido pela ambulância do corpo de bombeiros à emergência ao ser encontrado desacordado, não havendo qualquer informação pessoal adicional. Ao exame neurológico, constata-se torpor, hiperreflexiva profunda simétrica e generalizada, algumas miocloniais intermitentes, pupilas simétricas e fotorreagentes, sensibilidade dolorosa preservada e temperatura axilar 36° graus. A etiologia mais provável para o quadro clínico acima é:
Durante o exame físico, ao pesquisarmos a sensibilidade da face e a inervação do músculo da mastigação, estamos testando o nervo craniano: