Filtrar


Questões por página:
Neira (2011) destaca que o currículo cultural da Educação Física escolar fundamenta-se teoricamente nas seguintes linhas teóricas:
Castellani Filho (2013), após fazer uma análise da história da Educação Física no Brasil, assinala que existem dois blocos de tendências antagônicos. São eles:
O livro Coletivo de Autores (2012) é uma obra que critica a Educação Física ancorada no paradigma da aptidão física, notadamente excludente, e que historicamente defende os interesses do capital. Esta obra propõe uma abordagem pedagógica que tem os seus princípios voltados aos interesses da classe:
Um dos princípios curriculares da abordagem críticosuperadora é a contemporaneidade do conteúdo, sendo necessário garantir aos estudantes acesso ao que há de mais moderno no mundo contemporâneo quanto ao desenvolvimento da ciência, da arte e da cultura. Ao abordar este princípio, a abordagem crítico-superadora traz ao debate a necessidade de considerar como contemporâneo o que Dermeval Saviani (1991 apud Coletivo de Autores,2012) classifica como conhecimento clássico. Para o autor, o conhecimento clássico é:
Em “Educação Física e o conceito de cultura”, Daólio (2010) propõe uma educação física da desordem, a qual atuaria sobre o ser humano nas suas manifestações corporais, que são acima de tudo culturais. Tal educação física da desordem considera o outro a partir de uma relação: