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O reconhecimento da importância da inserção do profissional de Educação Física na operacionalização de políticas públicas voltadas a promoção e prevenção em saúde vem crescendo nas últimas décadas. Estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas e a adoção de um estilo de vida ativo são fundamentais para a prevenção primária e tratamento de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as relacionadas às doenças cardiovasculares e o câncer. Está associada também a prevenção ou a redução da osteoporose, melhora da capacidade funcional e bem-estar psicossocial, além de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão (Schuh et al.,2015). Assim, o profissional de educação física foi então incluído no Núcleo de apoio à saúde da família (NASF). Sobre essa inserção é INCORRETO afirmar que:
Atualmente, o ideário de promoção da saúde reconhece a natureza multifatorial da saúde, advoga sua desmedicalização, enfatiza o envolvimento comunitário e incorpora a ideia de educação para a saúde (Oliveira&Spiri 2006). Dessa forma, a saúde é definida não apenas como ausência de doenças, mas como uma condição humana com dimensões físicas, sociais e psicológicas, associados com a capacidade de apreciar a vida e saber enfrentar os desafios do cotidiano (Nahas,2006). Nesse sentido, sobre o Programa Saúde da Família, é CORRETO afirmar que:
A primeira Lei -nº 8.080- Lei Orgânica da Saúde, foi promulgada em 1990 e dispõem no artigo 2º que “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. Surge, então, o Sistema Único de Saúde (SUS), que segue a mesma doutrina, assim como os mesmos princípios organizativos em todo território nacional, sob três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal. Sobre essa lei é CORRETO afirmar que: I. O dever do Estado de garantir a saúde exclui a formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos, limitando-se ao estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. II. O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade. III. A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
O treinamento resistido consiste em uma atividade voltada para o desenvolvimento das funções musculares através da aplicação de sobrecargas, podendo esta ser imposta através de pesos livres, máquinas específicas, elásticos ou a própria massa corporal (FLECK; KRAEMER,2006). A sua popularidade entre pré-púberes e adolescentes tem aumentado espantosamente durante a última década. Nesse sentido, sobre o treinamento resistido para crianças e adolescentes pode-se afirmar que: I. Crianças e adolescentes podem participar com segurança em atividades com treinamento resistido desde que recebam instrução e supervisão apropriadas; II. Em geral, podem ser aplicadas as diretrizes para adultos para o treinamento resistido; III. Podem ser realizadas 8 a 15 repetições de um exercício até o ponto de fadiga moderada com uma boa mecânica antes da resistência ser aumentada.
As diretrizes para a prescrição do exercício físico para crianças e adolescentes estabelecem a quantidade mínima de atividade física necessária para conquistar os vários componentes da aptidão física relacionada a saúde (ASCM,2008 pg.128). Sobre essas diretrizes é CORRETO afirmar que: I. Crianças e adolescentes devem ser exercitar pelo menos 3-4 dias/semana e, de preferência, diariamente. II. A intensidade da atividade física para essa população deve ser no máximo moderada. III. Uma ampla variedade de atividades que sejam agradáveis e apropriadas do ponto de vista desenvolvimental para a criança ou adolescente; estas podem incluir caminhada, brincadeira ativa/ jogos, dança, esporte e atividade de fortalecimento dos músculos e dos ossos.