Filtrar


Questões por página:

Paciente de 75 anos, sexo feminino, dá entrada em serviço oftalmológico com queixa de perda visual súbita em olho direito, acompanhada de dor periocular. Apresenta como história pregressa perda de peso, sudorese noturna e encontra-se em tratamento para depressão, fazendo uso diário de fluoxetina, conforme prescrito por psiquiatra. Refere, ainda, que há algumas semanas vem apresentando grande desconforto ao pentear os cabelos, fato este acompanhado de cefaleia frontal.

No exame físico, se observou artéria temporal superficial, à direita, sem pulso e espessada.

No exame oftalmológico, se observou, em olho direito, edema de disco, associado à palidez discal em aspecto de “giz branco”.

Considerando-se esse quadro, a paciente é provavelmente portadora do seguinte diagnóstico oftalmológico:

Paciente de 9 anos, sexo masculino, encaminhado ao setor de estrabismo com queixa de “não conseguir olhar para cima com o olho esquerdo”. No exame oftalmológico, se observou:

i. olhos alinhados na posição primária do olhar (PPO).

ii. limitação da elevação à esquerda em adução na movimentação ocular extrínseca (MOE), limitação da elevação à esquerda no olhar para cima, acompanhada de elevação à esquerda normal em abdução.

iii. teste da ducção forçada positivo na tentativa de se elevar o bulbo ocular em adução.

Considerando-se esse quadro, o paciente é provavelmente portador de

A Retinopatia Diabética é a maior causa de cegueira em adultos entre 20 e 74 anos, segundo pesquisas norte-americanas, sobretudo quando do acometimento macular. Desta forma, segundo o estudo ETDRS (Early Treatment Diabetic Retinophaty Study), se define Edema Macular Clinicamente Significativo (EMCS) pelos seguintes tópicos abaixo, exceto
NÃO é critério para transplante de córnea de urgência a
Em relação às distrofias corneanas, está INCORRETO afirmar que