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Na construção de uma rodovia de pista dupla (4 faixas), objetivando a transposição de determinado rio, foi projetada uma ponte, dotada de elementos estruturais e dispositivos que atendem às recomendações do DNIT para obras de arte especiais. Dentre esses dispositivos, foram projetadas barreiras de concreto, do tipo New Jersey, que são peças rígidas destinadas a:
Determinada rodovia atravessa uma região de depósitos sedimentares, com ocorrência de argilas muito moles, saturadas. Nesse trecho, o greide será elevado, mediante a construção de um aterro. A alternativa de remoção do solo mole foi descartada, por questões ambientais, uma vez que a área de bota-fora encontrava-se muito distante. Para equacionar os problemas de ruptura e recalques por adensamento, optou-se pela execução de bermas de equilíbrio, executadas em ambos os lados do aterro principal e drenos verticais, constituídos de geocompostos, atravessando toda a camada de solo mole. Considere as afirmativas a seguir.

I. Os drenos destinam-se a facilitar a saída de água da argila, acelerando a ocorrência dos recalques.

II. Os drenos destinam-se a facilitar a saída de água da argila, retardando a ocorrência dos recalques.

III. Os drenos destinam-se a enrijecer a camada de argila mole, aumentando a segurança em relação à ruptura.

IV. As bermas destinam-se a distribuir melhor as tensões verticais sobre a camada de argila mole, o que promove a diminuição dos recalques totais.

V. As bermas funcionam como um contrapeso e aumentam a segurança em relação à ruptura.

Estão corretas somente as afirmativas:
Ao iniciar a escavação de um trecho em corte de uma estrada, a construtora responsável deparou-se com solo saturado, decorrente de um nível de lençol freático elevado, não previsto no projeto. Objetivando proteger o corpo estradal, foram então indicados drenos longitudinais profundos, em ambos os bordos da pista, com seção retangular e constituídos de material drenante (brita) e geotêxtil. Nessa condição, o geotêxtil é aplicado:

Um técnico ficou encarregado de avaliar o custo para transportar determinado volume de solo, de uma área de empréstimo para um aterro, tendo recebido as seguintes informações:

• volume a ser escavado: 10.000 m3
• distância de transporte: 15 km
• fator de empolamento do solo: 0 .8
• volume útil da caçamba do caminhão: 10 m3
• custo unitário de transporte: RS 6,00/m3/km

O volume a ser transportado, o número de viagens (uma viagem compreende a ida e a volta) e o correspondente custo de transporte obtidos são, respectivamente:

Com o objetivo de desenvolver o projeto de fundações de uma ponte, foram programadas sondagens à percussão, que constituem um método de investigação geotécnica do terreno, altemando-se perfuração com penetração dinâmica de um amostrador padrão, cuja cravação permite a determinação do índice de resistência à penetração (N). A penetração do amostrador é dividida em três segmentos de 15 cm. A resistência do solo é avaliada pelo valor de N, que representa o número de golpes necessários para fazer penetrar os: