Filtrar


Questões por página:
O processo de redemocratização no Brasil, na década de 1980, foi favorável para a institucionalização de um sistema de proteção social por meio da seguridade social. Na Constituição Federal, promulgada e não outorgada em 1988, estão previstos alguns direitos sociais que, direcionados como normas programáticas, asseguram o acesso populacional à saúde, previdência e assistência social. Com base nessas previsões, associe a política prevista na coluna I com o enunciado da coluna II.
COLUNA I 1 – Política de Saúde 2 – Política de Previdência Social 3 – Política de Assistência Social
COLUNA II ( ) Prevê a proteção à maternidade, especialmente à gestante, e ao trabalhador, quando se encontra em situação de desemprego involuntário.
( ) É um de seus objetivos a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiências com o intuito de viabilizar a sua convivência familiar e comunitária.
( ) Prevê o recebimento de um salário-mínimo para os idosos que não têm condições de, ou podem, se autoproverem e se manterem socioeconomicamente.
( ) Assegura, na execução dos serviços, de forma complementar, a atuação da livre iniciativa privada com preferência para as entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.
( ) É referência, e de filiação obrigatória, quando a necessidade é pela provisão de recursos, como cobertura, para as pessoas com idade avançada ou que estão incapacitadas, temporária ou permanentemente, para o trabalho.
( ) Integraliza uma rede de ações e serviços que se sustenta na participação da comunidade, e na descentralização político-administrativa, como algumas de suas diretrizes.
( ) Constitui um sistema responsável pela fiscalização da produção de equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados entre outros insumos.
( ) Situa-se, entre seus principais objetivos, a proteção à família, à maternidade, ao segmento infantojuvenil e à velhice.

Indique a alternativa que contém a sequência CORRETA de associações, considerando os enunciados de cima para baixo.
Dicionários, como o de Política (BOBBIO et al.,1998, p.908), evidenciam características de um tipo de política social “orientada ao bem-estar dos cidadãos e do povo, mas que exclui a sua direta participação”. Essa política social é referendada, historicamente, por sua tendência autoritária, assistencialista, que não perde de vista sua execução centralizada e dimensão benevolente. O trecho se refere à política social
Atos violentos e de indisciplina escolar são preocupações recorrentes e sofrem alterações frente às transformações societárias. Segundo Basílio, na Carta Capital (2022), “em muitas escolas, a retomada das aulas presenciais, após os meses de suspensão necessários ao controle da pandemia, tem sido marcada por desencontros e episódios violentos” e pelas ocorrências de “indisciplina, crises de pânico e ansiedade, brigas e o uso de armas”. Diante dos casos e situações crescentes de violências e indisciplina, o mais coerente é tomar as seguintes medidas:
Numa sociedade capitalista, que banaliza a vida e estimula o consumo, até pessoas são coisificadas em nome de um processo insistente e desumano de acumulação do capital. As contradições desse sistema, que visa à obtenção de lucros, com base num processo intenso e contraditório de exploração, sustenta-se na produção de outros valores que, inclusive, tem demarcado a importância do “ter” em detrimento do “ser”. Nesse contexto, diferentes violências e violações de direitos, como o trabalho infantil e a comercialização sexual envolvendo crianças e adolescentes, tornam-se mercadorias. Contudo, trata-se de diferentes tipos de exploração, pois crianças e adolescentes não se prostituem: eles são explorados! Comumente pertencentes às famílias com condições de vida muito precárias, têm suas vidas e seus corpos marcados, além de serem violados quanto aos seus direitos e à sua integridade biopsíquica e física. Com base nesses argumentos e nas legislações sobre o assunto, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O afastamento dos agressores, quando constatadas as práticas de violências sexuais contra crianças e adolescentes, como o abuso, pode ser aplicada por autoridade judiciária com uma medida cautelar.
( ) A conjunção carnal de uma pessoa adulta (com maior idade) com outrem é caracterizada como estupro de vulnerável quando tal prática acontece com criança com menos de 10 (dez) anos de idade.
( ) As penas para quem induz uma criança ou adolescente a satisfazer a lascívia de alguém podem ser agravadas dependendo da idade das vítimas, do grau de parentesco do violador, de se o ato objetiva lucro ou é praticado mediante violências, ameaças e/ou fraudes.
( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em detrimento de outros dispositivos legais, estabelece todos os elementos para classificação, definição de crimes e estabelecimento de penas às pessoas que praticarem quaisquer crimes sexuais contra esses vulneráveis.
( ) Os atos sexuais praticados contra crianças e adolescentes devem ser classificados como pedofilia; contudo, a exploração sexual praticada só se configura como tal se houver recebimento de dinheiro por parte da vítima.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

Analise a figura a seguir para responder à questão 01.


Captura_de tela 2023-06-08 002132.png (510×330)


Disponível em: https://descomplica.com.br/blog/o-que-e-meritocracia/. Acesso em: 15 fev.2022.


Assinale a alternativa cujo conteúdo melhor traduz a figura.