Filtrar


Questões por página:

Para a Organização Pan-Americana de Saúde(OPAS/OMS-1990), a Promoção de Saúde constitui-se como a “soma das ações da população, dos serviços de saúde, das autoridades sanitárias e de outros setores sociais e produtivos, dirigidas ao desenvolvimento das melhores condições de saúde individual e coletiva”. A interdisciplinaridade é um dos fundamentos desse paradigma de atenção em saúde e se define como:

Pensar a gestão de serviços e programas de saúde implica atenção às suas dinâmicas internas, mas também é preciso estar igualmente atento ao modo como o dispositivo se relaciona com o que lhe é externo: o território onde se insere e outros dispositivos de saúde, por exemplo. O modelo de gestão descentralizado e com funcionamento em rede busca dar conta dessa complexidade. São características desse modelo de funcionamento em rede:
Segundo Merhy, um dos grandes desafios dos profissionais que se ocupam com os processos de gerenciamento do cuidado em saúde, no interior dos serviços, é a construção de combinação ótima entre eficiência das ações e a produção de resultados centrados nas reais necessidades dos usuários. Do ponto de vista do usuário, é possível dizer que o conjunto dos serviços de saúde, públicos ou privados, com raras exceções, não é adequado para resolver os seus problemas de saúde, tanto no plano individual, quanto no coletivo. Em geral, o usuário reclama, não da falta de conhecimento tecnológico no seu atendimento, mas da falta de interesse e de responsabilização dos diferentes serviços em torno de si, de seu problema. Sendo assim, a questão dos processos de trabalho em saúde é um ponto fundamental em qualquer projeto de gestão de programas de saúde. Tomando como base as análises do autor sobre os processos de trabalho em saúde, pode-se afirmar:

A literatura reconhece vários níveis de interação entre o indivíduo, o álcool e outras substâncias psicoativas, como por exemplo, as noções de uso nocivo ou abusivo, e dependência. Em relação à síndrome de dependência, podemos citar como uma de suas características:

O Panóptico de Bentham, descrito minuciosamente por Foucault no livro “Vigiar e Punir”, é a figura arquitetural de princípio conhecido: na periferia uma construção em anel; no centro, uma torre; esta é vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construção periférica é dividida em celas, cada uma atravessando toda a espessura da construção e duas janelas, uma para o interior e outra para o exterior. Basta então colocar um vigia na torre central e em cada cela trancar um louco, um doente ou um condenado. Assim, a permanente visibilidade assegura o funcionamento automático do poder. Qual grupo de características melhor descreve os efeitos desse sistema?