Questões de Concurso
Filtrar
60 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 12
Questões por página:
Questões por página:
O conceito de conservação urbana integrada (CI) tem origem no urbanismo reformista italiano dos anos 1960/70, mais especificamente a partir da experiência de reabilitação do centro histórico da cidade de Bolonha. Planejadores como Venuti, Benevollo e Cervellati ganharam notoriedade mundial por suas originais contribuições no campo do planejamento urbano e da conservação patrimonial das cidades, as quais ultrapassaram os limites da Itália e, em 1975, influenciaram o Conselho da Europa na formulação de diretrizes, expressas pela Declaração de Amsterdã, para o planejamento urbano de centros históricos do continente.
A partir do texto, com relação às contribuições da Declaração de Amsterdã, assinale a afirmativa incorreta.
As mudanças ocorridas durante a segunda metade do século XIX implicaram, no Brasil, em profundas transformações nos modos de habitar e de construir, estimuladas pela possibilidade de importação de materiais de construção e elementos arquitetônicos até de edifícios inteiros produzidos, em partes, pela indústria europeia.
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Azulejos nos interiores;
II. Tijolos cerâmicos nas alvenarias;
III. Vergalhões de ferro nas vigas de concreto;
IV. Vidros coloridos ou decorados nas esquadrias;
V. Telhas cerâmicas tipo francesas nas coberturas;
Assinale:
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Azulejos nos interiores;
II. Tijolos cerâmicos nas alvenarias;
III. Vergalhões de ferro nas vigas de concreto;
IV. Vidros coloridos ou decorados nas esquadrias;
V. Telhas cerâmicas tipo francesas nas coberturas;
Assinale:
O 1º Encontro dos Governadores de Estado, secretários estaduais de área cultural, prefeitos de municípios ineressados, presidentes e representantes de instituições culturais, ocorrido no Brasil, recomendou, entre outras coisas, a criação, onde ainda não houvesse, de orgãos estaduais e municipais, articulados com os Conselhos Estaduais de Cultura e com o Deprtamento de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN).
Deste encontro resultou o seguinte documento:
A arquitetura brasileira apresentou, desde o tempo da Colônia até o século XIX, poucas alterações no que concerne aos materiais de construção empregados e aos sistemas construtivos adotados.
Correlacione as técnicas construtivas, apresentadas na coluna da esquerda, aos seus materiais de constituição e modos de fazer.
I Taipa de pilão
II. Pau-a-pique
III. Lajeado
IV. Canjicado
V. Beiraseveira
a. Pavimentação em placas de pedra, esquadrejadas ou de forma irregular, assentadas sobre colchão de areia, quando externa, ou sobre argamassa de barro ou cal, quando interna.
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto.
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal.
b. Alvenaria maciça, executada com barro socado no interior de formas de madeira, similares às que hoje se utilizam para a confecção de vigas de concreto.
c. Arremate das paredes junto aos beirais, executado com telhas superpostas revestidas com argamassa, com a função de proteção contra a ação das águas pluviais.
d. Alvenaria de vedação, construída com uma malha de madeira preenchida com barro jogado e apertado com as mãos e. Alvenaria autoportante, construída com pedras irregulares, intercalando-se pedras de maior tamanho com pedras menores, argamassadas com barro ou cal.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
As lacunas foram, dentre outros, tema de exaustivo estudo de Cesare Brandi. Na comunicação apresentada no XX Congresso de História da Arte em Nova York, em 1961, intitulada “Apostila Teórica para o Tratamento das Lacunas", ele ressalta que: