Filtrar


Questões por página:
Leia a situação abaixo e marque a alternativa em que os pronomes de tratamento correspondentes à situação estão usados corretamente.

Um auxiliar judiciário deve escrever várias cartas a respeito dos crimes de pedofilia ocorridos em sua cidade. Três delas devem ser endereçadas ao Promotor de justiça, ao Bispo da diocese de sua cidade e a um Capitão da Polícia Militar de sua cidade.
Assinale a alternativa em que o termo “que” exerce função semelhante ao “que” em destaque a seguir “... transforma-se em crime que assombra as famílias...” (3º§).
Considerando os encontros consonantais e vocálicos, dígrafos e divisão silábica, marque a(s) afirmativa(s) correta(s).

I) Os termos do texto I “repugnância” (3º§) e “estigma” (4º§) apresentam encontro consonantal, cuja separação silábica é “re-pug- nân-cia” e “es-tig-ma”
II) A palavra “sessão” do texto II (1º§) apresenta um dígrafo e pode ser escrita “sesção”, mantendo-se o mesmo sentido no texto.
III) A palavra “cláusula” (4º §) do texto II apresenta um ditongo decrescente e “ministério” do texto II (1º§) apresenta um ditongo crescente.

Está(ão) correta(s):
Considerando as regras de acentuação gráfica, marque a(s) afirmação(ões) verdadeira(s):

I) As palavras “polícia”, “difícil” e “espécie” obedecem à mesma regra de acentuação – paroxítona com ditongo crescente.
II) As três palavras “empresários” “audiência” “também” obedecem a três regras diferentes de acentuação gráfica.
III) A palavra “diagnóstico” é proparoxítona assim como “popularíssimo” e “psicóloga”.

É(são) verdadeira(s):
Leia o trecho abaixo e marque a(s) afirmação(ões) correta(s) sobre o uso da pontuação adequada.

A prisão de Márcio Toledo em São Paulo rendeu à polícia um dos mais aterrorizantes retratos da ação de pedófilos no Brasil com crianças brasileiras apreensões de computadores em outras operações desvendaram cenas igualmente hediondas mas a maioria provinha do exterior. A polícia passou apenas quatro dias interceptando seus telefonemas.

I) A expressão “em São Paulo” deve vir entre vírgulas por se tratar de um adjunto adverbial de lugar deslocado.
II) As palavras “brasileiras” e “apreensões” podem ser separadas por um travessão, pois “apreensões” inicia uma informação relacionada à anterior .
III) O termo “mas” pode ou não vir entre vírgulas por se tratar de uma conjunção.
IV) A seqüência “exterior. A polícia” não permite o uso do ponto por haver uma continuação do mesmo assunto.

Está(ão) correta(s)