Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A retenção, em unidade armazenadora da própria fazenda, dos grãos e sementes colhidos apresenta inúmeras vantagens, como, por exemplo, a economia de transporte, uma vez que o frete atinge o preço máximo no pico da safra. Quando for necessário o transporte do produto da colheita, o produtor terá o custo diminuído, devido aos menores preços do frete e ao menor peso da carga, decorrente da eliminação das impurezas e da do excesso de água dos grãos e sementes.
mostrar texto associado
Considere que um pequeno lote de sacos de grãos úmidos tenha sido empilhado próximo a um grande volume de grãos com baixo teor de umidade. Nesse caso, os grãos úmidos atingirão, em pouco tempo, o mesmo nível de umidade dos grãos da grande massa.
mostrar texto associado
A deterioração do grão resulta, geralmente, da ação de microrganismos, insetos, ácaros, que consomem os nutrientes presentes no grão e essenciais para seu crescimento e reprodução e pode ocorrer, também, devido ao aquecimento do grão pelo calor desprendido na respiração do próprio grão e dos microrganismos associados.
mostrar texto associado
As perdas que ocorrem nos grãos são, geralmente, de dois tipos: perda de qualidade — o produto sofre perda de peso pelos danos causados, principalmente, por ataque de insetos —; e perda física — as qualidades intrínsecas, essenciais do produto, são alteradas pela ação de fungos, que causam fermentação, modificações organolépticas e redução do valor nutritivo dos grãos.
mostrar texto associado
Na colheita da soja, como é o caso de variedades de sojas tardias, que produzem vagens a pouca altura do solo, cerca de 10% dos grãos ficam no solo, em decorrência da falta de regulagem da colhedora e da velocidade inadequada.