Questões de Concurso
Filtrar
2.950 Questões de concurso encontradas
Página 165 de 590
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
Em uma empresa de Marketing Digital, os departamentos “Design” e “Publicidade” têm o mesmo número de colaboradores. Analisando os setores, o RH da empresa verificou que a razão entre o número de homens em Design e o número de homens em Publicidade é dada pela razão de 4/3. Já para o público feminino, a razão entre o número de mulheres de Design e o número de mulheres Publicidade é de 5/7. Assim, é correto afirmar que o percentual de homens que trabalham no departamento Design está acima de 65%.
Julgue o item subsequente.
Na produção de leite, Rafael sempre prepara a mesma quantidade por vez, sendo o suficiente para encher completamente um tonel cilíndrico, com raio de 50 cm e 1,5m de altura. Assim, caso Rafael troque seus tonéis por cilindros metálicos com 1,5m de altura, e raio de 25 cm, é correto afirmar que ele terá que usar 2 cilindros para armazenar a mesma quantidade de leite que o antigo tonel comportava.
todos os dias são um deserto
isto também é uma fome
outra fome
o carcará persegue
os dias, as imagens vindas
dos dias, do alto
a sombra
e algum naufrágio depois do céu
e isto é imenso
(Lima, Manoel Ricardo de. O Método da Exaustão. Rio de Janeiro: Garupa,2020, p.32).
Sobre o poema em questão, podemos AFIRMAR que:
TODA ALEGRIA CANSADA MERECE UMA BÊNÇÃO
[...]
A maioria das pessoas leva um pedaço de casa nas costas: tudo aquilo que é necessário e que inclui objetos diários da vida prática, que limpam, alimentam o corpo, descarregam males da alma, preservam a saúde, pedaços de orações, minúcias rasuradas da Bíblia, escova de dente, comida-rápida: que as lembre do quão distante de casa estão e como será impossível voltar lá a qualquer momento. E as suas inflexões carregadas, dobradas, chiadas, esparsas e perversas, desafiam minha determinação. As pessoas carregam uma segunda-feira irremediável a tiracolo. Algumas se arrastam, poucas parecem querer parar. O amor tem pressa, mas não chega a lugar algum.
[...]
(Raimundo Neto. Caçuá, coletânea de contos piauienses. Teresina: Fundapi,2020. p.183)
Após a leitura e análise do texto, podemos AFIRMAR que:
SALOMÉ E O CARNAVAL
Salomé tem o nome e já teve a glória.
Há muitos anos vive, com outros biscateiros e ambulantes, num porão de casa velha na rua Ipiranga – o que resta dos escombros do passado do Rio de Janeiro, que continua marchando para o que os entendidos chamam de progresso. Seu canto, onde deita o corpo macerado por muitos tormentos, é um compartimento escuro, pequeno, mal cabendo uma cama de solteiro, um armário magro e sua mesinha de passar roupas.
[...]
(BRASIL, Assis. Salomé e o Carnaval. In Caçuá, coletânea de contos piauienses. Teresina: Fundapi,2020. p.41)
Sobre os processos de flexão observados em palavras presentes no texto, podemos afirmar: