Questões de Concurso
Filtrar
2.740 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 548
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
DETRAM
Disciplina:
Educação Física
A abordagem crítico-superadora elenca diversos princípios curriculares para a seleção e organização do conhecimento da Educação Física escolar. Com isso, para Soares et al. (2012), no princípio curricular denominado de adequação às capacidades sociocognoscitivas do aluno, busca-se, no momento da seleção dos conteúdos, adequar o conteúdo à capacidade:
Concurso:
DETRAM
Disciplina:
Educação Física
Direcionando o olhar para a história da Educação Física, Soares et al. (1992) discorrem que, após a II Guerra Mundial, que coincide com o fim da ditadura do Estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia no interior da instituição escolar. Destacam-se o Método Natural Austríaco desenvolvido por Gaulhofer e Streicher e o Método da Educação Física Desportiva Generalizada divulgado no Brasil por Auguste Listelo. Predomina, nesse último, a influência do esporte que, no período do pós-guerra, apresenta um grande desenvolvimento. Essa influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que há, então, não o esporte da escola, mas o esporte na escola. Isso indica, segundo Soares et al (1992):
Concurso:
DETRAM
Disciplina:
Educação Física
Neira (2014) destaca que a perspectiva cultural da Educação Física traz para dentro da cultura escolar uma diversidade de produções sistematizadas de expressão corporal. Assim sendo, cabe elencar as potencialidades de reflexões sobre essa multiplicidade de representações mobilizadas pelos diversos grupos sociais. Portando, ao apresentar o livro “Educação física e culturas: ensaios sobre a prática”, o autor assinala que o currículo cultural busca problematizar os conhecimentos, procurando contribuir para o/a:
Ao demarcar os passos para um ensino crítico emancipatório, Kunz (1994) trabalha com a ideia de “transcendência de limites” enquanto possibilidade de confrontar o aluno com a realidade de ensino e o seu conteúdo. Nesse sentido, para tal perspectiva, o autor detalha graus de dificuldades que seguem as formas:
Concurso:
DETRAM
Disciplina:
Educação Física
De acordo com Soares et al. (1992), pode-se entender a ginástica como uma forma particular de exercitação em que, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral. No contexto da Educação Física escolar, sua prática é necessária na medida em que a tradição histórica do mundo ginástico é uma oferta de ações com significado cultural para os praticantes, de forma que as novas formas de exercitação em confronto com as tradicionais possibilitam uma prática corporal que permite aos alunos darem sentido próprio às suas exercitações ginásticas. Sistematizando o ensino da ginástica na Educação Física escolar, Rinaldi (2017) propõe as seguintes categorias: ginástica de condicionamento físico, ginásticas competitivas, ginástica de conscientização corporal e ginásticas de demonstração/ginástica geral. Com interesse em tematizar as chamadas ginásticas competitivas, os/as professores/as podem selecionar enquanto objetos de estudo: