Filtrar


Questões por página:
Sobre a prescrição de anti-hipertensivos em pacientes em hemodiálise, assinale a alternativa correta, que contém o menos indicado para tratamento inicial.
Sobre a prescrição de diálise peritoneal (DP) na injúria renal aguda, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Um clearance fracional semanal de ureia (Kt/V) de 1,8 fornece resultados comparáveis aos da hemodiálise diária em pacientes gravemente doentes. ( ) A concentração de dextrose deve ser aumentada e o tempo de ciclo reduzido para 2 por hora quando a sobrecarga de fluido é evidente. ( ) A diálise automatizada com “tidal” utilizando 25 L com 70% de volume de “tidal” por 24 h mostra sobrevida equivalente à hemodiafiltração venosa contínua com uma dose de efluente de 23 ml/kg/h. ( ) Mesmo quando os níveis de potássio no soro caírem abaixo de 4 mEql/L, o potássio não deve ser adicionado ao diálise

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Paciente feminina com 47 anos de idade, portadora de doença renal crônica, em tratamento por diálise peritoneal automatizada, concluiu tratamento de um primeiro episódio de peritonite por estafilococo coagulase- negativa há 3 semanas. Apresenta-se à consulta com sinais e sintomas compatíveis com peritonite, sendo iniciado tratamento empírico e solicitado exames microbiológicos que revelaram cultura negativa. O episódio atual deve ser considerado como ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Sobre a hipotensão e hipertensão intradialítica em pacientes em hemodiálise, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a suplementação vitamínica na doença renal crônica (DRC) analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Em adultos com DRC estadiamento 1 a 5D deve-se prescrever suplementação de vitamina D na forma de colecalciferol ou ergocalciferol para corrigir deficiência/insuficiência de 25(OH) vitamina D. II. Em adultos com DRC estadiamento 3 a -5D que têm hiper-homocysteinemia associada à doença renal, recomenda-se rotineiramente complementar o folato. III. A alta ingestão de ácido fólico pode mascarar sinais de anemia perniciosa, levando à progressão não detectada da doença neurológica.

Assinale a alternativa correta.