Filtrar


Questões por página:
Observe o mapa:


No Brasil, podemos reconhecer seis principais domínios morfoclimáticos, ou paisagens naturais. Com base no mapa e nos conhecimentos sobre estas paisagens, relacione as colunas: (a) Domínio Amazônico. (b) Domínio da Caatinga. (c) Domínio do Cerrado. (d) Domínio da Araucária. (e) Domínio das Pradarias. (f) Domínio dos Mares de Morros.
( ) Essa paisagem natural costuma receber inúmeras denominações, como, Zona das Coxilhas, Campanha Gaúcha, Região das Campinas Meridionais e Região dos Pampas. A vegetação é herbácea típica de climas temperados e a densidade demográfica é baixa. ( ) Corresponde, de maneira geral, ao clima tropical típico ou semiúmido, apresentando várias semelhanças coma as savanas africanas. ( ) Esse domínio paisagístico localiza-se na porção litorânea do país, desde o Nordeste até o Sul, penetrando mais para o interior no Sudeste, particularmente em São Paulo. ( ) Trata-se da região do clima subtropical e do Planalto Meridional do Brasil, de terrenos predominantemente sedimentares-basálticos. Nessa região tem planaltos e chapadas, revestidas de bosques de araucárias de diferentes extensões. ( ) Este domínio é formando, em sua maior extensão, por terras baixas. Apenas, em suas bordas, especialmente ao norte, na região serrana do planalto das Guianas. Possui uma hidrografia riquíssima. Além do enorme rio principal e dos grandes afluentes. ( ) Trata-se uma região semiárida coberta pela caatinga, vegetação adaptada ao clima com baixo índice de pluviosidade. Os solos são poucos profundos por causa das poucas chuvas e do predomínio do intemperismo físico. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Leia o texto a seguir: “A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora muito peculiar. [...] Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento e devastar a humanidade.” (HOBSBAWN, Eric, J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras,1995.)
O texto acima cita o período conhecido como “Guerra Fria”. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
Questão Anulada

Observe a imagem a seguir:

 


A imagem acima representa a tela O triunfo da morte (1592) de Pieter Brungel.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre período conhecido como Baixa Idade Média, entre os séculos X e XV, não é possível afirmar:

Questão Anulada
mostrar texto associado

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à organização política e social de Esparta e Atenas:

( ) Durante muito tempo, Atenas manteve um regime monárquico, até que o último basileu foi derrubado pela aristocracia proprietária de terras, a qual estabeleceu um regime oligárquico fundado no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais e funções religiosas, jurídicas e militares.

( ) Diante quadros de tensões sociais em Atenas, Drácon eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por este motivo e ainda dividiu a sociedade de forma censitária.

( ) Os periecos eram o principal grupo social e elite militar espartana, compostos pelos descendentes dos conquistadores dórios, detentores do poder econômico, concentravam também o poder político e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e utilizando a força militar para manter seus privilégios.

( ) Os Hiliotas eram servos, propriedade da cidade-Estado que descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios. Não possuíam direitos políticos e seu trabalho era explorado pelos espartanos.

( ) Em 510 a.C. o estadista ateniense Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminaram na implantação da democracia e na pacificação da pólis.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão Anulada
D. Pedro I declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Estas palavras foram proferidas pelo imperador no dia 9 de janeiro de 1922 e passou a ser conhecida como o Dia do Fico. Neste dia o então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente a colônia e retornasse para Portugal. Considere esse episódio histórico e suas repercussões, observe a imagem e responda as questões propostas.
Qual é o acontecimento histórico representado na obra de Pedro Américo? Quais são as características que permaneceram no país após o acontecimento retratado?