Filtrar


Questões por página:

O modo de transmissão da febre tifoide ocorre, principalmente, de forma indireta através da ingestão de água e alimentos, em especial o leite e derivados, contaminados com fezes ou urina de paciente ou portador. Em relação à febre tifoide, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É também conhecida como a doença das mãos sujas.
( ) O congelamento dos alimentos causa a destruição da bactéria, de modo que sorvetes, por exemplo, não são considerados veículos de transmissão.
( ) Uma grande concentração de bactérias – inóculo – torna possível a infecção; não se costuma verificar com muita frequência surtos de febre tifoide após enchentes, quando provavelmente há maior diluição do agente etiológico no meio ambiente.
( ) São alimentos considerados de alto risco de contaminação pela Salmonella typhi: leite cru, moluscos, mexilhões, ostras, pescados crus, hortaliças, legumes e frutas não lavadas.
A sequência está correta em

A Portaria nº 2.488/2011 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica. São características desta política, EXCETO:
A universalidade, como princípio do SUS, é entendida como:
Sejam 2 e –3 as raízes da equação x2 + bx + c = 0. Assim a soma b + c é igual a:
Nas primeiras 24 horas de vida, os recém-nascidos eliminam o mecônio (que é verde bem escuro, quase preto e grudento, parecendo graxa), depois as fezes se tornam esverdeadas e, posteriormente, amareladas e pastosas.
Em relação a cólicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em geral, começam no fim da terceira semana de vida e vão até o fim do terceiro mês.
( ) O bebê chora e se contorce, ocorre a piora da cólica quando volta a sugar o peito.
( ) Não se deve usar medicamentos sem orientação da equipe de saúde, pois podem ser perigosos para o bebê, por conter substâncias que podem causar sonolência.
( ) É necessário fazer compressas secas e mornas; aconchegar o bebê no colo da mãe também pode ajudar a acalmar a dor. A sequência está correta em