Filtrar


Questões por página:
Além de ser empregada em treinamentos empresariais para fins de interação, descontração ou recrutamento e seleção de pessoas, essa técnica, criada pelo psicólogo Kurt T. Lewin, também pode ser utilizada em atividades psicopedagógicas com o objetivo de analisar, integrar, socializar e desenvolver educandos com déficits de aprendizagem. Estamos nos referindo:
Para o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 (5.ed. Porto Alegre: Artmed,2014), publicado pela American Psychiatric Association – APA, são considerados transtornos globais do desenvolvimento:
I. Transtorno de espectro autista. II. Transtorno afetivo bipolar. III. Transtorno de personalidade borderline. IV. Transtorno obsessivo-compulsivo.
Assinale:
De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo (Associação Brasileira de Psicopedagogia,2019), em seu art.3º, a atividade psicopedagógica NÃO apresenta este objetivo:
Podemos agrupar em três grandes categorias os transtornos de aprendizagem que afetam mais diretamente as atividades escolares, tais como leitura, capacidade de raciocínio abstrato e lógico e expressão escrita (ROTTA, OHLWEILER E RIESGO. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar.2.ed. Porto Alegre: Artmed,2016). Tomando essa categorização como referência, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as três categorias de transtornos às suas respectivas manifestações específicas:
Coluna 1 L. Transtornos de Leitura. M. Transtornos da Matemática. E. Transtornos da Escrita.
Coluna 2 ( ) Disgrafia. ( ) Dislexia. ( ) Disortografia. ( ) Discalculia.
Marque a sequência da correta relação:
Depois de analisar o fragmento de texto abaixo, assinale a alternativa na qual figura o estágio de desenvolvimento intelectual em que se encontra a criança ali descrita, em conformidade com a teoria psicogenética do estudioso suíço Jean Piaget (1896- 1980)
Luzia é uma criança de cinco anos de idade que apresenta as seguintes características psicológicas: animismo (tendência de dar vida a seres não vivos), antropomorfismo (tendência de atribuir formas humanas a seres não humanos) e artificialismo (tendência de acreditar que todas as coisas foram construídas pelo ser humano ou para o ser humano por alguma entidade divina). (Adaptado de César COLL et al. Desenvolvimento psicológico e educação.2.ed. Porto Alegre: Artmed,2007, vol.1, p.29)