Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os switches funcionam como pontes que operam na camada 2 (enlace de dados) do modelo OSI, diferentemente do hub, que, por operar na camada 1 (física), apresenta a desvantagem de gerar broadcast desnecessário na rede quando se necessita transmitir dados, o que se deve à capacidade do hub de analisar quadros de dados, mas não endereços MAC, como feito pelos switches.
mostrar texto associado
As características mencionadas podem ser atendidas por meio de topologia em estrela com padrão ethernet, situação na qual as estações são interligadas mediante o uso de switches e fios de par trançado. Algumas vantagens dessa opção em relação à atual é a maior tolerância a falhas, caso ocorra rompimento de um cabo interligando a estação e um switch, além da maior facilidade de inserção de novas estações e de permitir que mais de uma comunicação seja realizada simultaneamente, desde que as transmissões não envolvam portas de origem e destino ocupadas em outra comunicação.
mostrar texto associado
Na rede existente no tribunal, a arquitetura do tipo token ring com topologia em anel exige que o cabeamento esteja livre para que seja possível o envio de dado transmitido por meio de token. Essa arquitetura tem desempenho superior ao padrão ethernet, haja vista que a área de dados de seu quadro pode transportar maior quantidade de bytes por vez.
mostrar texto associado
Na situação descrita, a fim de se alcançar velocidade de 1 Gpbs entre as estações e um switch, pode-se utilizar um cabo de par trançado de categoria 5e ou 6, com o esquema de fios disposto na forma crossover.
mostrar texto associado
Na situação em apreço, independentemente da nova topologia e dos equipamentos de rede a serem adquiridos, as funções relativas às camadas OSI da infraestrutura atual não devem ser modificadas. Desse modo, a camada de enlace de dados terá como função principal transformar um canal de transmissão bruto em uma linha livre de erros; para tanto, essa camada divide os dados de entrada em quadros de dados, determinando a maneira que esses quadros são roteados da origem até o destino.