Filtrar


Questões por página:
“O Programa Dadder é considerado um dos guias de seguimento farmacoterapêutico mais aplicados pelo processo de Atenção Farmacêutica. Através do Grupo de Investigação em Atenção Farmacêutica da Universidade de Granada, o termo PRM tem sido amplamente discutido desde a década de 90 devido às sobreposições de conceitos decorrentes de diversos grupos de discussão. Atualmente, denomina-se PRM àquelas situações que causam ou podem causar o aparecimento de um Resultado Negativo associado aos Medicamentos (RNM). Portanto, os PRM passam a ser todas as situações que colocam o utilizador de medicamentos em maior risco de sofrer um RNM. Neste momento, os PRM deixam de ser conceitualmente equivalentes aos RNM, ficando perfeitamente diferenciados.” (Guia Dadder,2009). No que se refere ao Programa Dadder, considera-se que sua versão mais atualizada propõe a(s) diferença(s):
A sensibilidade dos germes à ação das drogas antimicrobianas pode ser determinada in vitro por meio de antibiograma. Utiliza-se o teste para verificação do efeito bactericida e bacteriostático, bem como para a demonstração das drogas que exercem esse efeito.” Sobre os antibiogramas identifique as afirmativas abaixo em verdadeiras (V) ou fasas(F). ( ) O antibiograma dado como qualitativo é feito por método de difusão. ( ) Não há diferença de métodos empregados nos antibiogramas qualitativo e quantitativo. ( ) O antibiograma dado como quantitativo é feito por método de diluição. ( ) O método quantitativo é capaz de determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) para um determinado microrganismo. ( ) A diferença entre os antibiogramas qualitativo e quantitativo se dá unicamente pelo custo e material empregado.
A sequência correta é:
“O progenitor linfoide comum dá origem aos linfócitos. Os linfócitos são as células que reconhecem, especificamente, os antígenos. Sua morfologia típica consiste em uma pequena célula redonda com núcleo esférico. Apesar da aparência uniforme à microscopia ótica, vários tipos de linfócitos podem ser distinguidos com base nas suas propriedades funcionais e proteínas específicas que expressam. A distinção mais fundamental consiste na classificação destas células em duas linhagens principais, conhecidas como linfócitos B e linfócitos T.” Sobre os Linfócitos, é correto afirmar que: I. O receptor de antígeno do linfócito B é uma forma de anticorpo ligada à membrana que o linfócito B passa a produzir, após sua ativação e diferenciação em célula plasmática. II. A imunidade humoral é a principal função dos linfócitos T e dos plasmócitos, e consiste em secretar anticorpos no sangue e em outros líquidos orgânicos, resultando efeitos protetores, mediados por líquidos teciduais. III. O receptor de antígeno do linfócito T constitui uma classe homogênea de proteínas de membrana que, embora estejam relacionadas evolutivamente com as imunoglobulinas, são iguais a elas, já que estão adaptadas para detectar antígenos derivados de proteínas estranhas ou patógenos que entram nas células hospedeiras.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Ainda que as Reações Adversas a Medicamento (RAM) possam apresentar diversas classificações, àquela proposta por Rawlins e Thompson continua sendo uma das mais utilizadas. Quanto à classificação citada, é correto afirmar que:
“A Política Nacional de Medicamentos (Brasil,1998) preconizada pelo Ministério da Saúde tem como propósito garantir o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, assim como a necessária qualidade, segurança, eficácia dos mesmos e a promoção do seu uso racional. Ela tem como base os princípios e diretrizes do SUS, definindo as prioridades relacionadas à legislação, incluindo a regulamentação, inspeção, controle e garantia da qualidade, seleção, aquisição e distribuição, uso racional de medicamentos e desenvolvimento de recursos humanos, científicos e tecnológicos.” Para assegurar o acesso da população a esses medicamentos, foram definidas diretrizes, como: