Filtrar


Questões por página:
O refluxo gastroesofagiano é uma queixa comum nos consultórios de Nutrição. Assinale a alternativa que descreve adequadamente as características químicas e físicas da conduta dietética recomendada por Reis (2003) para essa patologia.

Apesar da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ter elevada prevalência e potencial evolutivo para fibrose e cirrose, ainda não tem um tratamento específico.

Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos nutricionais nessa doença.

Considerando as seguintes informações: Homem,45 anos, com Índice de Massa Corporal de 24,0 kg/m2 ; diâmetro do cotovelo acima do percentil 75 e circunferência de cintura de 93 cm. É correto afirmar que, possivelmente, o risco do paciente apresentar excesso de adiposidade é

Vitolo (2008) afirma que a anemia ferropriva é um problema importante de saúde pública no Brasil e no mundo. Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A anemia ferropriva está associada a dano no desenvolvimento psicomotor das crianças que pode persistir mesmo após suplementação com ferro.

II. O primeiro estágio do desenvolvimento da deficiência de ferro caracteriza-se por diminuição do ferro sérico e aumento da capacidade de ligação de ferro.

III. O ferro não heme tem taxa de absorção de 2 a 10% que sofre forte influencia dos componentes dietéticos. Os taninos e fosfatos têm efeito inibidor na absorção do ferro não heme.

IV. A introdução precoce de leite de vaca causa impacto negativo nos estoques de ferro das crianças por causa da baixa quantidade de ferro que o leite contém e pela sua baixa biodisponibilidade.

V. A dieta classificada como de biodisponibili-dade de ferro intermediária apresenta absorção média de ferro heme e não heme de aproximadamente 15%, sendo composta, predominantemente, de arroz, feijão e milho.

A resposta inflamatória sistêmica, que ocorre como consequência de um ato cirúrgico, traumatismo ou infecção, pode exigir uma alta demanda metabólica dos pacientes e levá-los à depleção das reservas dos nutrientes essenciais. No controle da resposta imunológica ao estresse, recomenda-se o uso de imunonutrientes.

Correlacione a coluna da esquerda (imunonutrientes) com a coluna da direita (possível mecanismo de ação e efeito do imunonutriente) e marque a opção correta.