Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere o parágrafo final do Texto II: “Você pode até achar que é coisa de criança, mas o jogo em que cada um leva o próprio balde e simula as tarefas a bordo de um navio é instrutivo e divertido para todas as idades." (l.18-21)

Se essa frase, mantendo-se o sentido original, for construída substituindo-se a conjunção mas por uma forma equivalente subordinativa, o resultado adequado será:
O emprego dos verbos destacados no trecho “'Eu me sentava bem na ponta do banco, e minha felicidade começava." (l.19-20) mostra as lembranças da narradora sobre um fato que ocorreu com ela repetidas vezes no passado.
Se, respeitando-se o contexto original, a frase mostrasse um fato que ocorreu com ela uma única vez no passado, os verbos adequados seriam os que se destacam em:
Segundo manuais como o Manual de Redação da Presidência da República, avisos, ofícios e memorandos expedidos pelo órgão público devem conter oito partes.
Constitui parte dispensável desses três tipos de expediente o(s) seguinte(s) dado(s):
mostrar texto associado
Considere-se esta passagem do Texto I: “Mas essa viagem diária me tornava uma criança completa de alegria." (l.31-32)

Há um desvio de concordância na seguinte reescritura desse trecho do Texto I:
mostrar texto associado
Considere-se a seguinte passagem do Texto I, que está construída na voz ativa e tem verbo transitivo: “Eu olhava tudo" (l.25)

O mesmo tipo de construção ocorre em: