Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
“A ortografia da língua portuguesa considera incorreta a grafia percentagem no lugar de "porcentagem".
mostrar texto associado
“Parece que sim, porque as descobertas científicas, os eventos que isso suscita e as opiniões sobre eles, em um mundo também potencialmente globalizado em seus aspectos econômicos, políticos e midiáticos, interessam às pessoas, que dele receberão efeitos.” No período acima a substituição do ponto final por ponto de interrogação manteria a coerência do texto, mas, nesse caso, de acordo com a gramática normativa, o vocábulo “porque” deveria ser grafado por que.
mostrar texto associado
“Seria ingênuo pensar que esse mito desapareceu com a recente crise, mas, que ele está mal das pernas, está.” (ANEEL,2010) O sentido da expressão “mal das pernas”, característica da oralidade, seria prejudicado caso se substituísse “mal” por mau.
mostrar texto associado
Na oração "que requerem algum tipo de tecnologia na investigação" (L.4-5), o pronome relativo "que" refere-se ao antecedente "casos" e exerce a função sintática de sujeito.
mostrar texto associado
A expressão entre vírgulas "maior produtor de programas desse tipo" (L .7-8) pode ser suprimida da frase, sem prejuízo sintático ou semântico, por estar exercendo a função de aposto explicativo.