Filtrar


Questões por página:
Dentre as drogas abaixo, qual a que NÃO faz parte do arsenal farmacológico para o tratamento da crise de enxaqueca na infância?

Você foi chamado para dar um parecer sobre um paciente com epilepsia focal refratária. A família informa que o paciente já fez uso de carbamazepina e valproato de sódio de maneira isolada ou em associação com diversos diazepínicos. O esquema terapêutico atual é oxcarbazepina (em dose máxima) associada ao clobazam.

Qual das drogas abaixo representa uma boa opção para este paciente?

Um paciente com 14 meses chega para consulta ambulatorial e a queixa principal da mãe é “crise convulsiva”. A responsável refere que a criança já apresentou três episódios caracterizados por perda de consciência. Na anamnese você esclarece que os episódios foram precedidos por uma queda súbita ou quando a criança é contrariada, seguida de choro intenso, apneia expiratória, cianose, sudorese fria e perda de consciência com duração de aproximadamente 10 ou 20 segundos. O exame neurológico foi normal para a idade e o eletroencefalograma (solicitado pelo pediatra) evidenciou: “Anormal focal inespecífico com ritmo dominante posterior lentificado, com frequência de 4- 5 Hz em região occipital”.

Qual seria sua conduta?

Dentre as indicações de toxina botulínica, qual das opções abaixo pode ser considerada uma CONTRAINDICAÇÃO ao seu uso?
Em relação ao uso de fenitoína profilática no traumatismo de crânio, assinale a alternativa verdadeira.