Filtrar


Questões por página:
Representam dois fenômenos atribuídos como causas iniciais da dissecção aórtica:
M.A. S., sexo masculino,45 anos, com diagnóstico conhecido de doença falciforme, apresenta-se à emergência com queixa principal de dispneia progressiva, fadiga e inchaço nos tornozelos. Ele relata episódios recorrentes de dor torácica e histórico de crises de dor vaso-oclusiva. No exame físico, pode-se observar cianose periférica, batimento cardíaco em tom hiperfonético e sopro de regurgitação tricúspide. Os exames revelam sinais de insuficiência cardíaca direita, incluindo elevação da pressão venosa jugular, hepatomegalia e edema periférico. Diante desse cenário clínico, a complicação cardíaca provável nesse paciente é denominada:

Observe a imagem abaixo:


Q58.png (432×127)


Entre as alterações do ritmo atrial, podemos considerar a alteração da imagem como:

Um paciente magro, alto,38 anos, sexo masculino, deu entrada na emergência relatando dor de forte intensidade em mediastino. No momento, apresenta-se hipotenso. Na anamnese, um familiar expõe que ele é portador da Síndrome de Marfan. Tendo uma suspeita de aneurisma de aorta, para melhor elucidação do quadro, o método diagnóstico inicial deve ser
Diversas são as causas dos bloqueios atrioventriculares (BAV), entre elas podemos destacar a medicamentosa. Qual dos fármacos abaixo é capaz de desencadear uma dessas arritmias: