Filtrar


Questões por página:
Levando em consideração as atuais Diretrizes Brasileiras do Ministério da saúde para rastreamento do câncer de colo de útero, responda a questão.
Diante de um resultado de exame citopatológico evidenciando células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASC-US), a conduta para uma mulher com 30 anos ou mais é:
Levando em consideração as atuais Diretrizes Brasileiras do Ministério da saúde para rastreamento do câncer de colo de útero, responda a questão.
Em mulheres imunossuprimidas devido à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), o exame citopatológico deve ser realizado com intervalo:
Pacientes do sexo feminino, no climatério e com quadro de sangramento uterino anormal, devem passar por avaliação medica, sendo submetidas à anamnese completa, exame físico e ginecológico, incluindo o exame especular para a visualização do colo uterino e da vagina. A ultrassonografia transvaginal com a medida da espessura da linha endometrial é o exame complementar inicial. É um achado suspeito para câncer de endométrio, em mulheres no climatério e sem uso de TRH, uma espessura endometrial, vista à ultrassonografia transvaginal, maior ou igual a:
Os avanços recentes das técnicas de imagem possibilitaram o diagnóstico não invasivo da adenomiose e o parâmetro de mensuração da zona juncional mioendometrial por Ressonância Magnética (RM) é, atualmente, a melhor referência para o diagnóstico dessa doença. É considerado diagnóstico de adenomiose uma medida da espessura da zona juncional, através da RM maior que:
Em 2023, foi publicado no European Journal of Endocrinology uma atualização nos critérios diagnósticos da síndrome dos ovários policísticos (SOP). O critério diagnóstico de SOP adicionado foi: