Filtrar


Questões por página:
São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2023, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil. A atual diretriz do Ministério da Saúde (Registro de Deliberação nº 160/2015), para rastreamento do câncer de mama, em mulheres de baixo risco, é a realização da mamografia:
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como: violência sexual, relação sexual desprotegida e acidente ocupacional. A PEP é um procedimento considerado urgência médica que deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 2 horas após a exposição e no máximo em 72 horas. Os medicamentos devem ser tomados por 28 dias. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV, os medicamentos que compõem a PEP são:
Em âmbito nacional, destaca-se a Lei nº 12.845/2013, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral às vítimas de violência sexual, em todos os hospitais integrantes da rede do SUS. O esquema de associação de medicamentos para a profilaxia das IST não virais em vítimas de violência sexual é:
A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais frequentes no mundo. O risco estimado para a exposição a essa infecção é de 15% a 25% a cada nova parceria. A partir de 2014, o Ministério da saúde ampliou o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra HPV. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, o atual esquema de vacinação contra o HPV, para indivíduos saudáveis, compreende:
M.C.R, sexo feminino,30 anos, comparece à consulta ginecológica com queixa de corrimento vaginal amareloesverdeado e mal cheiroso. Ao exame especular, foram observadas microulcerações na ectocérvice e, na microscopia a fresco, foram evidenciados protozoários flagelados moveis. O provável agente etiológico é: