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A automatização das atividades de controles, por meio de sistemas de gestão informatizados, trouxe às organizações novos desafios na gestão de risco, uma vez que a concessão inadequada de acesso aos sistemas pode levar concentração de poder aos usuários, elevando os riscos operacionais. Em relação a este assunto, é INCORRETO afirmar que

O alinhamento estratégico entre TI e negócio consiste em entender os anseios estratégicos empresariais e traduzi-los com o objetivo de direcionar toda a infraestrutura de TI para gerar valor ao negócio. Neste contexto, utilizar o Lean Thinking (pensamento enxuto) pode ajudar a transformar a TI em um centro de valor, exercendo de fato um papel estratégico em busca do sucesso empresarial. Os 5 princípios Lean (Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada e Perfeição) são apresentados abaixo. A associação INCORRETA entre o princípio Lean e sua definição aplicada à TI é apresentada em:
O planejamento estratégico é um processo gerencial para desenvolver e manter uma adequação entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. A elaboração do Planejamento Estratégico de TI − PETI envolve algumas etapas, como:

1. Diagnóstico amplo da situação presente da empresa.

2. Estabelecimento da situação desejada para o período de planejamento.

3. Definição das políticas e diretrizes básicas.

4. Estabelecimento dos planos de ação (tácitos).

Em cada etapa são desenvolvidas atividades como as listadas abaixo:

A. Explicitar políticas, diretrizes e restrições organizacionais em relação: ao processamento (centralizado, terceirizado etc.); à terceirização (forma, período, quantidade etc.); às restrições orçamentárias (limites estabelecidos, verbas etc.); às restrições organizacionais (autonomia financeira, administração de filiais etc.).

B. Estabelecer objetivos atuais; Determinar claramente situação atual da empresa; Elencar as dificuldades e potencialidades da empresa atualmente.

C. Estabelecer o conjunto de planos formado por: Plano de informação (Informações); Plano de Sistemas (Software); Plano de Tecnologia (Hardware); Plano de Organização e RH (Estrutura Organizacional); Plano de Capacitação (Pessoas); Plano de Revisão.

D. Definir o que fazer em relação, à missão, às estratégias, aos objetivos e às metas para o horizonte de planejamento e estabelecer de planos de ação; Elencar os objetivos para os próximos anos; Delinear um cenário para a empresa em todos os níveis (administrativo, gerencial, operacional etc.); Definir, para cada objetivo, metas de curto, médio e longo prazo; Dimensionar TI para o futuro.

A associação das etapas do PETI com as atividades está, correta e respectivamente, apresentada em
Todos os membros do ambiente de TI devem ficar atentos ao que fazer em caso de um incidente. A CSIRT (equipe de resposta a incidentes de segurança em computadores) desempenhará a maioria das ações em resposta a um incidente, mas todos da equipe devem examinar detalhadamente o plano de resposta a incidentes. Há várias medidas que podem ser seguidas para conter o dano e minimizar o risco no ambiente, EXCETO:
Sobre Plano de Recuperação de Desastres − PRD, é correto afirmar: